Powered By Blogger

terça-feira, 2 de novembro de 2010

AVC: Saúde lança consulta pública para o melhorar a assistência a pacientes com o problema

CYNTHIA RIBEIRO: O AVC – Acidente Vascular Cerebral – é a principal causa de mortes no Brasil. Para se ter uma idéia, o país registrou, somente em 2008, mais de 70 mil mortes em decorrência do problema. Para melhorar a assistência aos pacientes com diagnóstico de AVC, o Ministério da Saúde abriu – nesta sexta-feira, dia mundial de combate à doença - uma importante consulta pública. O objetivo é discutir, com especialistas e a sociedade, o estabelecimento de um protocolo clínico com orientações a médicos e profissionais de saúde para o adequado atendimento e tratamento dos pacientes com AVC. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica que esse documento, produzido no formato de manual, vai qualificar a assistência dada aos pacientes.
ALBERTO BELTRAME: "São orientações de tratamento e de manuseio dos pacientes com AVC para os médicos. A ideia central é qualificar esse atendimento, melhorar a qualidade da atenção assistencial aos pacientes, diminuir a quantidade de seqüelas e permitir uma melhora e uma mais rápida dos pacientes."
CYNTHIA RIBEIRO: O texto, inédito nesta área, foi elaborado por especialistas do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que é referência no tratamento de pacientes com AVC. Segundo Alberto Beltrame, além de trazer maior segurança e eficácia no tratamento dos doentes, esse protocolo traz novidades:
ALBERTO BELTRAME: "Nós estamos colocando em consulta pública um medicamento, que é o Alteplase, que é um medicamento que diminui as seqüelas no AVC isquêmico, permitindo uma recuperação mais rápida dos pacientes acometidos pelo AVC isquêmico."
CYNTHIA RIBEIRO: O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde lembra que a consulta pública estará aberta a contribuições por um período de 30 dias. A expectativa é que essas novas diretrizes terapêuticas já comecem a ser aplicadas pelas unidades de saúde no início do próximo ano.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário