Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ANTIOXIDANTES: Alimentos com essa propriedade podem prevenir doenças como câncer

SUELY FROTA: Azeite de oliva, chá-verde, cacau, frutas vermelhas e cítricas, aveia e outros cereais. Esses são alguns dos alimentos presentes na dieta brasileira que possuem propriedades antioxidantes. Isso quer dizer que esses alimentos possuem substâncias capazes de combater os chamados radicais livres – agentes prejudiciais ao organismo humano. Sem a ação dos antioxidantes, os radicais livres se acumulam no corpo e podem provocar o envelhecimento precoce e também o aparecimento de doenças como câncer, diabetes e problemas no coração. A prevenção dessas e de outras doenças é a principal ação dos antioxidantes no corpo humano. É o que explica a nutricionista Fernanda Damas.
FERNANDA DAMAS: "Os anitoxidantes tem a capacidade de neutralixar os radicais livres. Então, os antioxidantes têm exatamente a propriedade de prevenir o aparecimento de câncer, prevenir o envelhecimento precoce, o aparecimento de doenças crônicas, auxilia no emagrecimento. Combate doença cardiovascular, combate diabete."
SUELY FROTA: Fernanda Damas ressalta ainda que a ingestão de alimentos antioxidantes é fundamental para combater os radicais livres. A nutricionista explica o que pode ser feito durante a alimentação.
FERNANDA DAMAS: "Uma salada no almoço, uma salada no jantar, frutas durante o dia. Nos intervalos, fazer o consumo de castanhas, castanha do Brasil, por exemplo. Fazer o uso no café da manhã de cereais integrais, como uma aveia, quinoa, amaranto, são grãos que tem a propriedade antioxidante, tem alta qualidade biológica. O importante é que tenha na alimentação de preferência de três em três horas. E isso tem que ser de uso diário ao longo da vida".
SUELY FROTA: A nutricionista alerta ainda para o que não deve ser feito. Segundo Fernanda Damas, estresse, ingestão de gorduras, uso diário de medicamentos e muita exposição ao sol podem aumentar a produção de radicais livres. Por isso, na hora de se alimentar, prefira ingerir alimentos como cereais, castanhas, frutas, verduras e legumes, ricos em propriedade antioxidante. Essa medida simples pode garantir qualidade de vida e uma maior longevidade.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário