Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE

O que fazer para poupar o envelhecimento cerebral

Um novo estudo confirma que 53% das pessoas têm um leve declínio nas funções mentais aos 70 ou 80 anos, e aproximadamente 16% têm problemas mais sérios com a memória e outras funções cerebrais com o envelhecimento. A boa noticia é que não precisamos fazer parte das estatísticas. Uma pesquisa recente, mostrou que uma em cada três pessoas que participaram da pesquisa não teve nenhum problema de memória quando passaram dos 70 anos. O estudo acompanhou 2509 homens e mulheres durante mais de 8 anos. Os participantes tinham no mínimo 70 anos no início dos estudos. Analisando esse grupo de pessoas, os pesquisadores perceberam que há muito que se pode fazer para melhorar a memória. O segredo é exercitar-se, manter atividades mentais e uma vida social agitada. Algumas das maneiras de manter o cérebro jovem por mais tempo: 1 - Continuar estudando: pessoas que se formaram no ensino médio tiveram mais chance de ficar no grupo dos que mantiveram as funções mentais intactas. As que tinham nível básico escolar tinham menos chance de integrar o grupo. 2 - Parar de fumar: não-fumantes figuraram mais no grupo sem nenhum declínio mental. 3 – Fazer exercícios: pessoas que mantêm atividades físicas pelo menos uma vez por semana tiveram maiores chances de manter a memória. 4 – Manter-se socialmente ativo: as pessoas que viviam com alguém ou faziam trabalhos voluntários tinham uma chance maior de ficar no grupo dos que mantiveram a memória intacta. Além disso, existem outros fatores incontroláveis. O estudo mostrou que hipertensos, diabéticos tiveram maior perda das funções cognitivas com a idade. Mesmo quem não tenha terminado os estudos ou algum outro fator que não possa mudar, há como desafiar seu cérebro. O jeito mais fácil de fazer isso é participando de atividades sociais, como trabalhos voluntários. O isolamento é muito perigoso.


Pesquisadores concordam com as descobertas quanto à atividade social e física. Um grupo de estudos fez pesquisa com homens e mulheres mais velhos que fazem trabalhos voluntários ensinando técnicas de leitura para crianças e adolescentes. Fazendo imagens cerebrais dos voluntários, foi verificado que as pessoas tiveram grandes melhoras em seus cérebros, assim como aconteceu como um grupo que fez exercícios físicos leves.Os benefícios dos exercícios físicos foram vistos em pessoas que andaram um total de 90 minutos por semana (menos de 20 minutos por dia).

Nunca é tarde demais para começar. Mesmo quem passou a vida inteira sendo sedentário pode se beneficiar dos exercícios. Caminhar três vezes por semana por meia hora é suficiente para aumentar as funções cognitivas do cérebro e reverter os efeitos do tempo.

Ser intelectualmente curioso. Dica: "Não ter medo de aprender novas coisas, ir atrás do que acha interessante e procurar novos caminhos para mente trabalhar". Manter uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e carnes magras. Complementar alimentação com alguns produtos naturais como Óleo de Peixe Ômega 3, Ginkgo biloba, Chá verde pode ser interessante para melhorar a memória. Hoje existem vários tipos de tratamento “anti-envelhecimento”,com vários tipos medicamentos, terapias de reposição hormonal (para homens e mulheres), terapia ortomolecular etc..... Nestes casos um médico especialista deve ser consultado.


Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp Farm.Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário