Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SRE orienta escolas para aplicação do Proeb 2012

Mais de 750 mil alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio participarão do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), na última semana de novembro (26 a 30/11). Para que a aplicação dos exames transcorra sem problemas, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), da Secretaria de Estado de Educação, realizam capacitações com as escolas da rede estadual. No Proeb, os alunos são avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

Como as escolas municipais também participam das avaliações do Proeb, as capacitações regionais também se estendem ao público de educadores dessas redes. Patos de Minas, Janaúba e São Sebastião do Paraíso estão entre as superintendências que repassam as orientações para as provas esta semana.

Capacitações pelo Estado

Na Superintendência de Patos de Minas as provas serão aplicadas nos dias 28 e 29/11 para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. Além de diretores de escolas e especialistas da educação das 64 escolas estaduais da jurisdição, o encontro também conta com a participação dos diretores das 77 escolas municipais, dos 14 municípios que fazem parte da superintendência.

Para o atendimento desse público, o encontro foi organizado em quatro polos. Nesta segunda-feira (12), a capacitação ocorre no município de Presidente Olegário. “Estamos orientando sobre os procedimentos a serem tomados antes, durante e após a aplicação das provas. É importante que os diretores façam reuniões com os professores que irão aplicar o exame”, explica uma das responsáveis pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, em Patos de Minas, Vânia Váz. Na última sexta-feira (9), as orientações foram repassadas aos educadores das escolas da sede. Carmo do Paranaíba e São Gotardo são os próximos polos a receberem a capacitação.

No Norte do Estado, a Superintendência de Janaúba também vai capacitar diretores e especialistas educacionais. Apenas da rede estadual são 94 escolas, mas os gestores das redes municipais também serão capacitados para as avaliações que serão aplicadas nos dias 27 e 28/11 para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.

Na regional, as capacitações serão realizadas nos dias 13 e 14/11. “Neste encontro também queremos ressaltar com educadores a importância dessa avaliação, além de mobilizar toda a comunidade escolar a participar do Proeb. Estamos em um período de chuvas e em nossa regional vários alunos residem em zona rural, por isso a importância dessa mobilização”, lembra a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental, Elisângela Gomes Medeiros.

No Sul de Minas, a Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, organizou a capacitação em polos. Entre os dias, 12 e 14/11, o município sede e os municípios de Cássia e Guaxupé, receberão os diretores e especialistas de escolas estaduais e municipais dos 16 municípios que integram a regional. O momento de repassar algumas orientações ainda conta com a participação dos professores aplicadores e membros da comissão de acompanhamento.
C/ Agência Minas 


Fonte: www.jornalaraxa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário