Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Produção de mel vive a melhor fase em 8 anos

Produtores de mel do Sul de Minas e também de todo o estado vivem a melhor fase dos últimos oito anos. A região é a terceira maior produtora de mel em Minas Gerais. Em Passos (MG), apicultores estão otimistas e pretendem ampliar ainda mais os negócios.

Nelson Gonçalves de Oliveira é apicultor em Passos há 25 anos. As 700 colmeias que ele tem são a fonte de renda da família. Para ele, o setor vive um bom momento, tanto que ele acaba de ampliar a produção. “Aumentei em 30% a produção para este ano”, conta ele.

Já Celso da Silva começou a criar abelhas nas terras do pai, na cidade, pensando em complementar a renda depois de se aposentar. A produção era apenas um teste, mas cresceu e hoje garante um dinheiro extra. Ele contou que começou com cinco colmeias e hoje, já tem 65 colmeias.

A região que mais produz mel no estado é o vale do Jequitinhonha e Mucuri, com 22,7% da produção. Em segundo lugar fica a área central, com 15,2%. E o sul de minas aparece na terceira posição, com 14,5% da produção mineira.

Os apicultores da região estão otimistas com o mel. Além deste aumento na produção, eles estão conseguindo um preço melhor. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de mel em Passos foi avaliada em R$ 46 mil reais em 2010, enquanto este ano saltou para R$ 83 mil reais, um aumento de 93%.

Os produtores acreditam que a região tem potencial pra crescer ainda mais. Segundo o presidente da Associação dos Apicultores de Muzambinho (MG) e região, nos últimos oito anos o mercado nunca esteve tão em alta. Todos os produtos estão valorizados e a previsão para o futuro é otimista.

Ainda de acordo com dados da produção pecuária municipal do IBGE, no ano passado a produção de mel em municípios próximos a Passos teve uma alta de 2,77% em comparação a 2010, chegando a 37 toneladas. Só no município de Passos, foram 11 toneladas do produto. O setor da produção de mel, segundo a Federação Mineira de Apicultura, gera 13 mil empregos em Minas Gerais.


Fonte: Eptv

Nenhum comentário:

Postar um comentário