Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OSTEOPOROSE: Saiba o que é verdade e o que é mito sobre essa doença

JULIANA COSTA: Ossos frágeis e maior chance de fraturas são os males causados nas pessoas que têm osteoporose. Mas a osteoporose atinge só os idosos? Só às mulheres? Ou somente a quem pratica exercícios físicos pesados? Essas e outras dúvidas levam a população a cultivar ideias erradas, que prejudicam o diagnóstico precoce. Dessa forma, vão tratando os sintomas de maneira incorreta e, quando, finalmente, descobrem a doença, muitos problemas poderiam ter sido evitados. De acordo com o geriatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Salo Buksman, apesar dos sintomas da osteoporose não serem muito claros, é possível perceber alguns discretos sinais.
SALO BUKSMAN: "Fora a fratura, os sintomas são muito sutis. Por exemplo, a pessoa pode ter pequenos achatamentos das vértebras, então ela fica mais baixa, a estatura diminui, esse é um dos sintomas e pode ficar mais encurvada para a frente com a chamada Cifose da coluna. Esse seria um outro sinal e sintoma da osteoporose."
JULIANA COSTA: Segundo o geriatra Salo Buksman, um dos mitos que envolve a osteoporose é o de que a pessoa não pode praticar exercícios físicos. Pelo contrário, a recomendação médica é de que, desde a adolescência, os exercícios estejam presentes de forma controlada.
SALO BUKSMAN: "Na verdade, todas as atividades físicas que são feitas contra a força da gravidade, elas são estimulantes de formação óssea, o que é muito bom. Então, em geral, atividades com impacto, elas são muito aconselhadas Então, por exemplo caminhada, esportes, exercícios aeróbicos. Mas exercícios como a musculação, por exemplo, também exercem papel na formação óssea, também devem ser estimulados."
JULIANA COSTA: O geriatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Salo Buksman, lembra, ainda, que a melhor medida para prevenir a osteoporose é a ingestão diária de cálcio, presente no leite e derivados, como iogurtes e queijo. Mesmo quem tem alergia ou intolerância à lactose encontra nos produtos derivados da soja opções para o consumo de cálcio. Uma vez diagnosticada a osteoporose, a pessoa deve acrescentar à dieta diária uma quantidade extra de vitamina D, que ajuda na absorção da substância.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário