Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ALIMENTAÇÃO: Brasileiros precisam mudar o hábito de comer carne vermelha, todos os dias

CINTHIA RIBEIRO: Boa parte dos brasileiros costuma comer, diariamente, carne de boi, acreditando que um suculento bife é a fatia mais saudável da refeição de cada dia. É esse o caso do servidor público Raimundo Cirilo.
RAIMUNDO CIRILO: "Como carne todo dia, mais vermelha, carne de boi mesmo, de preferência gorda, não sei ficar um dia sem comer carne, sou filho de nordestino, nordestino se não comer carne não funciona."
CINTHIA RIBEIRO: Assim como Raimundo, poucos brasileiros seguem a orientação do Ministério da Saúde, que recomenda o consumo de carnes brancas, como frango e peixe no dia a dia. A carne de boi pode e deve fazer parte do cardápio, mas não todos os dias. Além disso, é aconselhável que, pelo menos, uma vez por semana, a pessoa se alimente de vísceras e miúdos, como o fígado bovino e coração de galinha, conforme explica a coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "É interessante que as pessoas consumam mais peixe e frango, quer dizer, mais carne branca, e sempre dando preferência a carnes mais magras. Então, procurando comer peixe fresco, pelo menos, duas vezes por semana, tanto de água doce, quanto de água salgada, comendo pelo menos uma vez por semana, pode fazer uma opção de carne, ou uma opção dos miúdos, desde que não seja excessivo e isso seja variado, são excelentes fontes de ferro, importantes para evitar anemia."
CINTHIA RIBEIRO: Ana Beatriz Vasconcelos adverte, também, que charque e derivados de carne, como salsicha, lingüiça e presunto, só devem ser consumidos ocasionalmente, porque esses produtos contem grande quantidade de sal. Para ajudar o brasileiro a cultivar o hábito de se alimentar de maneira saudável, o Ministério da Saúde mantem o Guia Alimentar para a População Brasileira, no endereço eletrônico: www ponto saúde ponto gov ponto br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário