Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SAÚDE DA MULHER: Menopausa não precisa ser encarada como bicho-de-sete-cabeças

CYNTHIA RIBEIRO: Por volta dos quarenta ou cinqüenta anos, as mulheres passam por um período de transformação do organismo. É a menopausa. Esse é o momento em que a produção de hormônios no corpo das mulheres começa a diminuir. Com isso, a menstruação fica irregular: num mês vem, no outro, não. Existem ainda outros sintomas que também passam a incomodar, causando mau humor em muitas mulheres. A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Thereza De Lamare, explica que a mulher pode buscar saídas simples para amenizar os incômodos.
THEREZA DE LAMARE: "Muitos desses incômodos fazem parte desse processo mesmo, então, não é necessário que se tome remédios. Agora, temos que ver cada mulher, cada situação de cada mulher, como que nesse momento da fase da vida dela o corpo dela está reagindo. Muitas orientações são dadas dos médicos pra que as mulheres possam ter outras alternativas de medicação que não necessariamente os remédios."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher Thereza De Lamare, remédios devem ser indicados somente em último caso e outras recomendações são muito bem-vindas. E foi assim, de maneira simples e natural, que a professora Neusa Maria Azeredo enfrentou o seu período de menopausa.
NEUSA MARIA AZEREDO: "A minha entrada na menopausa, a minha vivência, foi bem diferente de todo mundo que eu conheço. Eu não tive nada que me incomodasse demais. Eu sentia aqueles calores que as mulheres sentem geralmente, quando eu dormia ou durante o dia, mas nada que me incomodasse demais, que me fizesse sentir, assim, muito mal. Passava rapidamente."
CYNTHIA RIBEIRO: Seguindo as orientações dos médicos que visitou, a professora Neusa Maria encontrou na atividade física a melhor saída para relaxar. A yoga fez com que ela passasse por esse período da maneira mais tranquila possível.
NEUSA MARIA AZEREDO: "To me dando super bem com a Yoga. Eu achava que nunca ia conseguir fazer yoga, porque sou muito agitada, mas eu consigo me relaxar, coisa que eu pensava que não seria capaz; eu to conseguindo me relaxar durante uma hora e meia. Talvez seja bom pra uma pessoa que esteja vivendo a menopausa associar com a Yoga. Eu to me sentindo bem."
CYNTHIA RIBEIRO: Para quem quiser mais informações, o Ministério da Saúde disponibiliza na sua página na internet o Manual de Atenção à Mulher no Climatério e Menopausa, que ajuda as mulheres a identificar e lidar melhor com as transformações desse período. Ele está disponível no site www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário