Powered By Blogger

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE


CICLO MENSTRUAL

Ciclo Menstrual é o nome dado ao processo hormonal feminino, responsável pela emissão de um óvulo pelo ovário para uma possível fecundação. Esse período vai do primeiro dia de uma menstruação o primeiro dia da seguinte. Durando de 28 a 30 dias, variando entre ciclos maiores, menores e irregulares, o ciclo menstrual é característica do aparelho reprodutor feminino.

Com a série de mudanças físicas e mentais na menina, ocorre o surgimento da menarca isto é, a 1ª menstruação. Ela ocorre por volta dos doze anos de idade e é definida por períodos irregulares, com quantidade e duração de fluxo variando de ciclo para ciclo.

O ciclo menstrual, basicamente, ocorre da seguinte maneira:

-Ovulção;

-Possível fecundação;

-Menstruação – descamação do endométrio(menbrana que reveste o útero) quando não ocorre fecundação e eliminação do óvulo na menstruação

Essas etapas se repetem todo mês, dando início a um novo período fértil. Costuma-se dizer que entre o 10º e o 18º dia de um ciclo regular de 28 dias, a mulher se encontra fértil, sendo provável a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. Sabendo disso pode-se fazer a tabelinha. O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação. Contando 10dias, inicia-se a fase fértil, que vai, provavelmente até décimo oitavo ou vigésimo dia. Nestes dias a mulher está apta a engravidar. O dia “certinho” pode variar, e, também deve-se considerar uma mulher com ciclo bem regular. Caso seja irregular, esta “tabelinha” não é eficaz.

Durante mais ou menos 35anos, este ciclo vai se repetir, salvo alguma alteração, doenças. Por volta dos 50anos, inicia-se a Menopausa. Nesta fase a menstruação vai diminuindo devido a queda de produção dos hormônios sexuais femininos. O ovário já não produz óvulos regularmente. A queda na produção destes hormônios traz algumas consequência, como osteoporose, depressão, obesidade, etc. Cabe a mulher, junto com seu médico ginecologista, avaliar se fará reposição hormonal ou não. Esta reposição vai depender de vários fatores que devem ser verificados atentamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário