Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Capacitação prepara educadores para o novo Ensino Médio em 2013

O ano de 2013 ainda não começou, mas os preparativos para a expansão do projeto Reinventando o Ensino Médio continuam. Entre esta terça (4) e quinta-feira (6), cerca de 600 educadores, de 62 escolas estaduais, realizam a primeira capacitação para o projeto. Esses profissionais da educação fazem parte do novo grupo de 122 escolas que passarão a ofertar um ensino médio diferenciado a partir do próximo ano. Cerca de 60 mil alunos passarão a ser atendidos em 2013. A capacitação ocorre no Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital, parceiro da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Na abertura do encontro, a secretária-adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, disse que o poder público e os educadores têm o papel de estimular as aptidões diversas dos alunos ainda no período escolar.

A secretária-adjunta ainda mostrou a responsabilidade da rede estadual no atendimento de alunos do ensino médio em Minas Gerais. Aproximadamente, 87% das vagas para esse nível de escolaridade são ofertadas pelas escolas estaduais. A rede privada fica com 10% dos alunos. O sistema federal, com 2% e as redes municipais, juntas, atendem a 1% dos alunos no ensino médio.

Um olhar para a empregabilidade

Com o objetivo de tornar o currículo do ensino médio cada vez mais atrativo para os estudantes, o Reinventando o Ensino Médio conta com a oferta de conteúdos diferenciados. Além das disciplinas comuns das áreas da Linguagem, Exatas, Biológicas e Humanas, os estudantes poderão optar por conteúdos focados em uma das seis áreas de empregabilidade a serem ofertadas pelo projeto a partir de 2013.

Além das áreas de Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Turismo, ofertadas em 2012 de forma piloto em 11 escolas da capital mineira, os estudantes do novo grupo de escola poderão escolher entre os conteúdos de Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, além de Estudos Avançados em Linguagens e Ciências.

Para os trabalhos com os conteúdos de empregabilidade, a escola teve uma ampliação do tempo de formação do estudante no ensino médio. São 3 mil horas, sendo 2,5 mil horas para a formação geral e 500 horas para a formação específica de acordo com a área de empregabilidade escolhida pelo aluno.

Capacitação focada no diálogo

Durante os três dias de capacitação, os participantes serão orientados a estabelecer um diálogo dos conteúdos das áreas de empregabilidade, com os conteúdos básicos comuns. As contribuições a serem feitas pelos diretores, os supervisores, os coordenadores e orientadores do projeto, além dos professores, serão discutidas durante a capacitação. Representantes das 11 escolas onde o projeto já é desenvolvido também farão relatos de experiências sobre os trabalhos realizados com os 5.979 alunos do 1º ano do ensino médio.



Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário