Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2013

MOMENTO SAÚDE

ANTIINFLAMATÓRIOS

Os antiinflamatórios são medicamentos, que como o próprio nome diz, “contra a inflamação”. Eles tiram a dor, aliviam a febre. Os mais comuns são os “não estereoidais”, os que não são corticoides.

Os efeitos de “tirar a dor e aliviar a febre” foram observados desde de muito antigamente, fazendo uso da casca do Salgueiro, no século XVIII na Inglaterra por um reverendo. Mais tarde, descobriram que esta casca é rica em “salicina”, e possui estas propriedades antiinflamatórias. A partir daí conseguiram sintetizar o ácido acetilsalicílico, usado até os dias de hoje.

Muitos outros sugiram como: diclofenaco, piroxicam, tenoxicam, meloxicam, nimesulida, ibuprofeno, naproxeno.... entre outros. São medicamentos largamente usados na medicina por seu efeito de diminuir a resposta inflamatória, tirar a dor e aliviar a febre. São usados em vários tipos de enfermidades como:

- Artrite reumatoide/reumatismo

- Dismenorréia – cólica menstrual

-Enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça

- Dor pós cirúrgica

- Gota

- Dores nas costas

Mas devemos considerar os vários efeitos adversos pelo uso contínuo e/ou indiscriminado destes medicamentos. Eles podem causar:

- Problemas de estômago desde náuseas até hemorragia;

- Insuficiência renal e nefropatias;

- Alergias de pele, entre outros.

Por isso devem ser usados com critério e somente quando necessários. O modo de usar prescrito deve ser respeitado, e, devem ser ingeridos sempre junto com alimentos, para diminuir os danos ao estômago.

Quem tem que fazer uso contínuo, deve falar com seu médico e verificar o que pode fazer para minimizar os efeitos adversos destes medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário