Powered By Blogger

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MELASMA: Manchas marrons que surgem no rosto das mulheres causam problemas de autoestima

GISELE DAEMON: Manchas marrons que aparecem no rosto de mulheres grávidas ou que estão fazendo algum tipo de tratamento hormonal. O problema conhecido como melasma ocorre por causa dessa alteração de hormônios associada à exposição ao sol. Os locais mais afetados são bochechas, testa e nariz. O dermatologista Erasmo Tokarski explica os principais fatores que contribuem para o aparecimento dos melasmas.
ERASMO TOKARSKI: "Essas manchas, elas podem ocorrer com o aparecimento de anticoncepcionais, tomando anticoncepcional, com a gravidez e o sol, principalmente. Em alguns casos, também, nas pessoas morenas que têm uma tendência de bronzeamento rápido, têm uma tendência maior de fazer essas manchas. Essas manchas elas ocorrem entre vinte e poucos anos até os cinqüenta e poucos anos. Então, é uma mancha que acompanha uma grande parte da vida da mulher."
GISELE DAEMON: Apesar de não apresentarem riscos para a saúde, o dermatologista Erasmo Tokarski afirma que os melasmas podem causar sérios problemas de autoestima.
ERASMO TOKARSKI: "Do ponto de vista clínico elas não trazem nenhum problema para a saúde da mulher, a não ser um problema estético e esse problema de saúde pode levar ao afastamento social, da família, dos amigos, a depressões. Então, eu já vi casos bastante intensos em função do melasma. Quer dizer, clinicamente ele pode levar a depressões, coisa que também pode afastar a mulher das atividades normais, inclusive comerciais."
GISELE DAEMON: O dermatologista Erasmo Tokarski enfatiza que os melasmas têm tratamento. Ao surgirem as primeiras manchas, a pessoa deve procurar, o quanto antes, um especialista. Esse tratamento pode levar de alguns meses até um ano e o profissional indicado para fazê-lo é o dermatologista.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário