Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SUS: Ministério da Saúde lança manual que define o diagnóstico e o tratamento de 33 doenças

CYNTHIA RIBEIRO: O Ministério da Saúde lançou, nessa quarta-feira, um livro que reúne informações clínicas para orientar médicos sobre como agir no diagnóstico, tratamento, e acompanhamento dos pacientes. É uma espécie de guia, com dados detalhados sobre 33 doenças, criado para capacitar os profissionais de saúde. Com base nesse documento, eles também vão poder ensinar ao paciente qual é o tratamento correto para cada tipo de doença. O manual traz informações sobre problemas como: insuficiência renal crônica, doença de Parkinson e doença falciforme. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que o livro é importante para garantir uma assistência médica de qualidade no SUS.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Eu queria destacar que nós estamos aqui tratando de segurança para o paciente, de segurança para o médico, para as equipes de saúde, estamos falando de qualidade do atendimento, estamos falando de acesso a informação, acesso a educação continuada, não apenas para médicos e equipes, mas também para pacientes e entidades que representam pacientes portadores de patologias. Esse trabalho será de grande utilidade no cotidiano do exercício profissional."
CYNTHIA RIBEIRO: José Gomes Temporão ressalta que o livro também permite que os médicos possam aperfeiçoar o seu trabalho em relação a determinadas doenças. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, afirma que as informações serão constantemente atualizadas.
ALBERTO BELTRAME: "É um trabalho contínuo, mesmo esse protocolos deverão ser revisados com o tempo, não uma receita de bolo, é importante que se diga que ersses protocolos tem que ter flexibilidade, tem que ser adaptado às condições locais, as peculiariedades da assistência de cada lugar. E eles precisam ser revisados periodicamente, porque as evidências científicas, a bibliografia disponível evolui também."
CYNTHIA RIBEIRO: Alberto Beltrame, do Ministério da Saúde, lembra esses protocolos clínicos de 33 doenças, fazem parte de um total de 63, que serão lançados até o final do ano.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário