Powered By Blogger

terça-feira, 21 de setembro de 2010

VARIZES: Mais do que um problema estético, elas podem causar dor e sofrimento ao paciente

GISELE DAEMON: Veias tortuosas e alongadas, que aparecem por excesso de pressão, principalmente nas pernas. Essa é a definição de um problema que atinge tanto homens quanto mulheres, as varizes. Em alguns casos, o incômodo é apenas estético. Em outros, mais graves, as varizes podem causar dores, manchas escuras e até úlceras nas veias. O médico Jackson Caiafa, chefe do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, explica as principais diferenças entre os tipos de varizes e os efeitos que elas podem causar na pessoa.
JACKSON SILVEIRA CAIAFA: "As varizes pequenas e as varizes até de porte médio não são varizes que costumam ter riscos muito grandes. Já as varizes maiores, muito grossas, principalmente em pessoas mais velhas, elas se transformam, em determinadas circunstâncias, como por exemplo em pacientes internados, pacientes que se submetem a cirurgias, pacientes que fazem viagens muito longas, em fontes de formação de trombos, de coágulos sanguíneos. E elas podem facilitar a ocorrência dessa trombose venosa, tanto superficial quanto profunda, nas pessoas que têm esse tipo de problema."
GISELE DAEMON: De acordo com o médico Jackson Caiafa, as varizes não são hereditárias somente. Existe a predisposição genética, mas o comportamento da pessoa, como o uso constante e ininterrupto de salto alto e, principalmente o trabalho que ela exerce, são os fatores principais para o desenvolvimento do problema.
JACKSON CAIAFA: "As varizes são um problema muito fatorial. Tem uma dependência familiar muito importante, mas não obrigatoriamente quem tem varizes vai ter filho com varizes. Até porque o estilo de vida também influi muito no desenvolvimento das varizes. Se você tem uma carga genética muito pequena, mas você fica muito em pé, trabalha de balconista, trabalha de padeiro, por exemplo, que trabalha muito perto do forno quente, que ajuda a dilatação venosa, e muito tempo em pé, você vai ter muito mais facilidade de ter varizes, insuficiência venosa crônica, do que aquela outra pessoa que não trabalha nessas circunstâncias."
GISELE DAEMON: O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Federal Cardoso Fontes no Rio de Janeiro, Jackson Caiafa, ressalta que as varizes merecem atenção e avaliação. A pessoa deve procurar um angiologista e, posteriormente, se for necessário, um cirurgião vascular.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário