Powered By Blogger

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CRACK: Ministério da Saúde oferece mais de seis mil leitos para usuários de drogas

JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta segunda-feira a abertura dos editais para que os municípios de todo o Brasil possam ser beneficiados com mais de seis mil leitos, previstos no Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas. Além da oferta de leitos, os serviços de atenção aos usuários de drogas serão ampliados e toda a rede vai receber qualificação, com um investimento de mais de cento e quarenta milhões de reais da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que essa iniciativa vai facilitar ações de prevenção e de combate às drogas.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "O que nós estamos apresentando aqui hoje é uma mudança do patamar de qualidade, de integração, de uma abordagem intersetorial, de muitas inovações. As casas de acolhimento são uma inovação, fazer pesquisa séria pela primeira vez é uma inovação, os números sobre os usuários de crack no Brasil hoje é tudo chute, todos. Nós estamos fazendo uma pesquisa a nível nacional para definir com clareza quem são, quantos são, como vivem, qual é o padrão de consumo."
JULIANA COSTA: O ministro destacou, entre outros programas, o consultório de rua, veículo equipado para atender usuários de drogas que vivem na rua e em locais conhecidos como cracolândias.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Uma abordagem que nós estamos disseminando pelo Brasil, em relação a essas cracolândias, esses espaços de uso de drogas por populações de ruas é o consultório de rua, onde o veículo, com psicólogo, com assistente social, enfermeiro, tem todo o protocolo de abordagem dessa população. É um tema muito complexo e você tem primeiro que convencer essas pessoas buscarem auxílio institucional, esse é o primeiro desafio, por isso é tão difícil enfrentar esse problema. A nossa proposta dos consultórios de rua, que trabalham integrado com todo o aparato pode ser uma boa solução."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou também que do total de leitos oferecidos, três mil seiscentos e vinte serão criados na rede pública de atenção à saúde, nos hospitais, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e nas Casas de Acolhimento Transitório.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário