Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MALHAÇÃO: Vem chegando o verão e, com ele, o excesso de exercícios sem supervisão

GISELE DAEMON: A chegada do verão é o momento em que todos querem se livrar das gordurinhas a mais para exibir um corpo bonito e saudável nas praias e piscinas. É nessa época do ano que as academias de ginástica ficam lotadas. Só que, muitas vezes, o corpo pode até fica bonito, mas nem sempre saudável. Fazer exercícios sem a devida orientação pode ser desastroso, como alerta a médica do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, especialista em medicina do esporte, Renata de Castro. Ela explica porque a avaliação médica antes de começar uma série de exercícios é fundamental.
RENATA DE CASTRO: "Durante a prática de exercícios, a gente tem riscos de acontecer problemas, por exemplo, cardiovasculares. Ah, mas exercício não é bom pro coração? É, é bom pro coração, desde que ele seja feito por pessoas que estão aptas pra isso. Porque durante o exercício você tem o aumento da sua freqüência cardíaca, aumento da sua pressão arterial e isso pode propiciar, por exemplo, o aparecimento de arritmias, ou a presença de isquemia do coração em pessoas já predispostas. Por isso a necessidade de ter uma avaliação prévia."
GISELE DAEMON: A especialista em medicina do esporte do INTO, Renata de Castro, destaca, ainda, outra questão importante: a pressa de emagrecer e tonificar os músculos, faz os chamados 'malhadores de verão' exagerarem na dose.
RENATA DE CASTRO: "Na maioria das vezes, esses malhadores de verão são pessoas mais jovens, que não vão ter o risco cardiovascular aumentado, mas que vão, como se diz, pegar muito pesado na academia. Vão fazer uma carga muito alta, vão tentar fazer uma velocidade alta na esteira, ao invés de começar caminhando e ir progressivamente aumentando essa intensidade do exercício. Isso, na maioria das vezes vai gerar dores musculares, dores na coluna, dor lombar, dor nos joelhos. E isso é ruim por dois motivos: primeiro porque dor é sempre ruim e segundo porque isso pode fazer com que a pessoa não consiga treinar depois, ou continuar esse treino durante a semana."
GISELE DAEMON: A especialista em medicina do esporte do INTO, Renata de Castro, ressalta que esse tipo de conduta faz com que os malhadores de verão obtenham, apenas, os malefícios dos exercícios e não os benefícios. Segundo ela, os benefícios vêm a longo prazo, com a supervisão e o acompanhamento necessários. A médica Renata de Castro recomenda que trinta minutos de exercícios, quatro vezes por semana, formam a rotina ideal para diminuir a mortalidade, melhorar a saúde, a estética e a autoestima das pessoas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário