Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AMAMENTAÇÃO: Hospitais Amigo da Criança fazem a diferença no bem-estar de mães e bebês

JULIANA COSTA: O período entre os dias dois e oito de agosto de 2010, é dedicado em todo o mundo à décima nona Semana Mundial de Amamentação. Um dos projetos que coloca o Brasil em destaque no cenário internacional, por incentivar a amamentação, é a iniciativa Hospital Amigo da Criança, idealizada, em 1990, pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, promover o incentivo à amamentação garante a sobrevivência de inúmeras crianças.
ELSA GIUGLIANI: "Tem estatística que está sendo divulgada essa semana no mundo inteiro de que se as crianças fossem amamentadas segundo as recomendações tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e continuada por dois anos ou mais, poderiam ser salvas um milhão e quinhentas mil crianças no mundo."
JULIANA COSTA: Num estabelecimento credenciado, como Hospital Amigo da Criança, as mães são apoiadas e conscientizadas para o sucesso da amamentação. Elas são acompanhadas desde o pré-natal até o pós-parto, aumentando, dessa forma, os índices de aleitamento materno exclusivo (que vai até os seis meses) e o aleitamento continuado (até dois anos ou mais), o que reduz a mortalidade materna e infantil. Para Shirley Ponciano, que teve seu filho há três anos em uma unidade credenciada, as orientações foram essenciais.
SHIRLEY PONCIANO: "Quando a gente é mãe de primeira viagem, a gente escuta muitas pessoas de fora, tipo vó, amiga, dizendo 'faz isso, que dá certo...' existe muito essa cultura de pessoas antigas e isso foi desmistificado durante o curso de gestante. A gente aprendeu técnicas e orientações e serviu muito pra criação do meu filho."
JULIANA COSTA: Shirley teve seu bebê no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, Santa Catarina. Segundo ela, as informações recebidas, a partir do dia da internação, são fundamentais para tirar dúvidas e espantar alguns preconceitos que passam pela cabeça das gestantes.
SHIRLEY PONCIANO: "A experiência foi ótima, porque eu fui mãe de primeira viagem então a gente tem uma serie de duvidas com relação à amamentação. A gente fica muito preocupada com a estética do seio, só que elas trabalham, elas nos incentivam a amamentar o filho e fazer com que a gente não pense nisso, apenas na questão estética, e sim na questão nutricional da importância do aleitamento materno."
JULIANA COSTA: Shirley Ponciano, que foi paciente e também trabalha no hospital, enfatiza a importância do trabalho realizado pelas profissionais do setor neo natal do Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, Santa Catarina.
SHIRLEY PONCIANO: "Pra mim foi essencial esse incentivo de todas as colaboradoras aqui do Centro Materno Infantil e a resposta foi um filho bem saudável, um filho cada vez mais apegado a mim. Porque essa questão da amamentação faz com que a relação entre mãe e filho fique cada vez mais forte.
JULIANA COSTA: Shirley Ponciano acrescenta que o filho dela, que hoje tem 3 anos e nove meses, raramente fica doente. A lista das instituições credenciadas como Hospital Amigo da Criança você pode conferir no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário