Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: No período de seca aumenta a incidência em todo o país

CYNTHIA RIBEIRO: A seca, a queda de temperatura à noite e a baixa umidade, nessa época do ano, aumentam a incidência de problemas respiratórios. É normal as pessoas procurarem mais atendimento médico nesse período, por causa de doenças alérgicas e outros problemas, como gripe, pneumonia e bronquite. O pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Marcelo Rabah, explica que, além de facilitar a circulação de vírus, porque as pessoas costumam passar mais tempo em locais fechados, com ar-condicionado, as próprias características do inverno na Região Centro-Oeste causam muitos incômodos.
MARCELO RABAH: "As pessoas que moram na nossa região sofrem nessa época porque o ar fica frio, e mais do que isso, fica seco. E o ar frio e seco acaba irritando muito as vias áreas. Essa irritação vai levar a um desconforto respiratório porque as pessoas começam a ter dor de garganta, começam a ter tosse, pode ter também mais espirros, pode ter irritação, levando a sangramento no nariz."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo o pneumologista Marcelo Rabah, nesse período, ficam mais acentuados os sintomas de alguns problemas respiratórios.
MARCELO RABAH: "Pessoas que tem algum tipo de doença respiratória, como rinite, faringite de repetição, problemas das vias aéreas inferiores que seria a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, essas pessoas acabam tendo um agravamento dos seus sintomas. Elas passam a ter mais tosse, mais catarro no peito, ficam mais cansadas e isso faz com que elas procurem mais os serviços de saúde nessa época também."
CYNTHIA RIBEIRO: O pneumologista Marcelo Rabah dá algumas dicas de que como amenizar esse desconforto.
MARCELO RABAH: "O ideal é que a gente pudesse umidificar o ar, que a gente pelo menos umidifique o ambiente onde a gente está, até as medidas simples como colocar água em bacias, toalhas molhadas, isso é pouco eficaz, mas na impossibilidade de, por exemplo, comprar um umidificador isso pode ser uma alternativa que vai amenizar. A outra orientação é de ingestão de líquidos, então, a pessoa ingerir mais líquidos mesmo que não sinta sede."
CYNTHIA RIBEIRO: O pneumologista Marcelo Rabah lembra que cuidados, como colocar um pouco de soro fisiológico no nariz, podem atenuar a secura. Também ajuda evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, entre dez da manhã e quatro da tarde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário