Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CENSO 2010: Novas tecnologias vão agilizar os resultados da pesquisa

FABIANA PELLES: O censo dois mil e dez, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vai contar com inovações tecnológicas para a coleta e armazenamento de dados das entrevistas feitas em todo o Brasil. Desde o último domingo, quando começou o trabalho dos recenseadores, em vez de papel e caneta, as repostas passaram a ser inseridas em um computador de mão. Esses dados estão sendo descarregados, imediatamente após o questionário, em um dos sete mil postos de coleta informatizados e conectados à internet espalhados por todo o país. A tecnologia vai trazer mais agilidade à pesquisa, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes:
EDUARDO NUNES: "Assim que o recenseador vai terminando parcialmente suas entrevistas, ele vai à um posto de coleta, e nós temos sete mil postos totalmente informatizados no Brasil inteiro, ele se desloca ao seu posto, descarrega os dados dos questionários que ele já entrevistou, passa essa responsabilidade pro supervisor do posto informatizado, ele retorna à sua área de trabalho para fazer novas entrevistas. Enquanto ele está fazendo novas entrevistas, as antigas dele já estão sendo processadas."
FABIANA PELLES: O presidente do IBGE revela que, além da coleta eletrônica de dados feita pelo recenseador, este ano, o brasileiro também vai ter a opção de responder o questionário pela internet.
EDUARDO NUNES: "O morador, se preferir, poderá responder o Censo pela internet, mas para isso, ele receberá do recenseador um envelope com a senha do acesso dele ao site do IBGE. É importante saber que o IBGE não vai mandar e-mail para ninguém, dizendo que a pessoa foi escolhida. Ao contrário, é a pessoa que toma a iniciativa depois que contatar o recenseador do IBGE."
FABIANA PELLES: O presidente do IBGE acrescenta que a soma dos habitantes dos mais de cinco mil municípios brasileiros será divulgada ainda este ano, no dia vinte sete de novembro. O orçamento destinado ao censo dois mil e dez foi de um bilhão e seiscentos mil reais. Deste número, duzentos milhões de reais foram investidos na compra de novos equipamentos.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário