Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

RESIDÊNCIA MÉDICA: Futuros médicos podem receber bolsa de estudo para atuar em regiões carentes

CYNTHIA RIBEIRO: Uma parceria dos ministérios da Saúde e da Educação vai financiar novas bolsas de residência médica para aqueles universitários interessados em atuar nas regiões mais carentes do País. São áreas importantes para o SUS e que sofrem com a falta de médicos. Para receber o benefício, os estudantes de medicina devem estar envolvidos em projetos ligados a hospitais universitários federais ou desenvolvidos pelas secretarias de saúde. As instituições interessadas devem fazer a inscrição dos trabalhos até o dia trinta deste mês. A diretora do Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, explica que as bolsas de estudo são distribuídas de acordo com a necessidade dos projetos apresentados.
ANA ESTELA HADDAD: "O edital está aberto para a apresentação de projetos, são as instituições que selecionam os residentes, não é diretamente o Ministério da Saúde que faz a seleção. Deverão ser ofertadas até mil vagas, vai depender do número de projetos qualificados de acordo com as normas do edital. Estão sendo priorizados novos programas especialmente na Região Norte do País, Nordeste e Centro-Oeste."
CYNTHIA RIBEIRO: O Pró-Residência foi lançado no ano passado e, desde então, já distribuiu setecentas e oitenta e cinco bolsas de estudo em todo o País. A diretora do Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde dá alguns exemplos de especialidades médicas que serão priorizadas este ano.
ANA ESTELA HADDAD: "As áreas prioritárias são clínica médica, cirurgia, ginecologia obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, geriatria, psiquiatria, cancerologia clínica e cirúrgica, radioterapia e a cirurgia do trauma em medicina de urgência. São as áreas consideradas como prioritárias dentro do Sistema Único de Saúde e das políticas de saúde colocadas pelo ministério."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Ana Estela Haddad, só o Ministério da Saúde vai investir cerca de trinta milhões de reais no Pró-Residência, este ano. Para saber mais sobre o processo seletivo, os interessados devem acessar o site www.saúde.gov.br.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário