Powered By Blogger

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TRANPLANTES: Cresce o número de doações de órgãos no Brasil

JULIANA COSTA: Levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que, de 2008 a 2010, cresceu o número de transplantes e doações de órgãos no Brasil. Entre janeiro e junho de 2010, foram feitos 2 mil 367 transplantes de órgãos de doadores falecidos. Um aumento de 16 vírgula 42 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitas 2 mil e 33 cirurgias do tipo. Os dados do Ministério da Saúde também apontam que o número de doadores de órgãos cresceu 17 por cento no primeiro semestre desse ano. O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica que o bom resultado sé uma resposta às ações de incentivo do Ministério.
ALBERTO BELTRAME: "Primeiro a gente poderia dizer que é o aperfeiçoamento da qualidade da captação de órgãos. Segundo o desenvolvimento de políticas pelo Ministério da Saúde de fortalecimento do sistema nacional de transplantes e ampliação de investimentos muito importantes. Todos os anos nós temos feitos campanhas que acabam tendo desdobramentos nos estados e municípios. E eu acho que é um conjunto de fatores que está fazendo com que haja um crescimento sustentável dos transplantes e a nossa intenção é aumentar cada vez mais."
JULIANA COSTA: Alberto Beltrame acrescenta que São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Ceará foram os estados com maiores índices de doação de órgãos. As cirurgias de transplante de fígado e rim foram as que mais cresceram no Brasil. Este ano, já foram feitos mil 486 transplantes de rim e 663 pacientes receberam fígado novo.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário