Powered By Blogger

terça-feira, 19 de outubro de 2010

LEITE MATERNO: Parceria com Corpo dos Bombeiros vai estimular coleta de leite materno em todo País

CYNTHIA RIBEIRO: Atualmente, no Distrito Federal, os bancos de leite materno coletam mais do que o dobro da quantidade necessária para bebês prematuros e recém-nascidos abaixo do peso. Por isso, segundo a Organização Mundial da Saúde, a capital do País é a única do mundo que pode ser considerada autossuficiente em alimento armazenado. O sucesso da iniciativa no DF se deve, principalmente, ao trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros, que vai até a casa das mães coletar o alimento e levá-lo ao banco de leite mais próximo. Segundo o diretor de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, a idéia, agora, é ampliar essa experiência bem-sucedida para outros estados, por meio de uma parceria entre a corporação e a Fiocruz.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Servir como modelo: como se faz a logística, como se chega nessa residências, a própria coleta, qual a orientação que a gente deve ter com as mães que querem doar seu leite humano, a forma apropriada de armazenamento, de transporte. Enfim, que tudo isso que está dando muito certo aqui no Distrito Federal sirva como modelo-referência para os outros estados."
CYNTHIA RIBEIRO: O acordo prevê que os bombeiros do DF capacitem os profissionais de outros estados a estruturarem seus serviços na coleta de leite materno. Só no DF, o alimento doado já salvou a vida de mais de quinze mil bebês. José Luiz Telles explica que o gesto é importante para atender as diversas UTIs neonatais.
JOSÉ LUIZ TELLES: "O leite humano, nessas situações de bebês prematuros e bebês com baixo peso, é fundamental para salvar vidas, portanto, tem uma contribuição importante para a redução da mortalidade infantil. E o Brasil serve de referência na composição dessa rede de bancos de leite humano para os países latino-americanos, toda forma de organização da rede, desde a coleta, ao armazenamento, ao processamento e a distribuição."
CYNTHIA RIBEIRO: O diretor de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde ressalta que, o leite materno é o alimento ideal para garantir o crescimento e prevenir doenças nas crianças. No Brasil, existem cerca de duzentos bancos de leite humano que recebem doações diariamente e atendem hospitais e maternidades. Para doar, as mães devem entrar em contato com os serviços de saúde locais.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário