Powered By Blogger

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ESPORTE: Conmebol recua e G-3 volta a ser G-4 no Brasileirão

Brasileirão só não dará quatro vagas no torneio continental se time do País ganhar a Sul-Americana

Em reunião realizada nesta segunda-feira, em Assunção, no Paraguai, a Conmebol voltou atrás em decisão que tinha tomado no dia 22 de setembro e "devolveu" uma vaga ao Brasil para a disputa da Libertadores de 2011. Assim, o G-3 passa a ser novamente G-4 no Brasileirão, já que os quatro melhores colocados do campeonato garantem classificação para o torneio continental.
Em setembro, a Conmebol tinha decidido que o campeão da Copa Sul-Americana teria o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte. Assim, ocuparia a vaga extra que era destinada ao time que tinha conquistado o título da edição anterior da Libertadores.
Diante desse quadro, o Brasil perderia uma vaga na Libertadores de 2011, já que o Inter é o atual campeão da competição e seria um dos cinco classificados brasileiros. O outro viria da Copa do Brasil e, então, sobrariam apenas três vagas em disputa no Brasileirão.
Mas, depois dos protestos dos clubes brasileiros, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, solicitou à Conmebol que o Brasil voltasse a ter cinco vagas fixas, além da que o Inter tem direito por ser o atual campeão da Libertadores. E teve sucesso na reivindicação.
"É uma prova de que existe consenso nas decisões do futebol na América do Sul. Os clubes brasileiros voltaram, assim, a ter premiados o seu desempenho no campo esportivo", comemorou Ricardo Teixeira, após convencer os membros do Comitê Executivo da Conmebol.
Com a decisão desta segunda-feira, o Brasil já tem garantidos na Libertadores de 2011 o Inter, atual campeão, e o Santos, vencedor da Copa do Brasil, além dos quatro primeiros colocados do Brasileirão - hoje seriam Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR.
Resta, porém, uma exceção. Caso um time brasileiro seja o campeão da Copa Sul-Americana deste ano - Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Avaí seguem vivos na disputa -, ele estará automaticamente classificado para a Libertadores, o que "tira" uma vaga do Brasileirão. Nesse caso, então, o G-4 voltaria a ser G-3.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário