Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SAÚDE DA CRIANÇA: Planejamento familiar e consultas no pré-natal são essenciais

CYNTHIA RIBEIRO: Dar vida a uma criança é um ato de amor e tarefa que exige responsabilidade da mãe. Quando a mulher deseja engravidar, ela deve estar em boas condições de saúde. Para isso, é fundamental que ela deseje e planeje a chegada desse filho. Ao comprovar a gravidez, é essencial que a mulher comece a fazer o pré-natal. Durante as consultas, ela vai fazer exames periódicos de sangue, ultrassons, e vai receber todas as orientações do médico para garantir uma gestação tranquila. A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elza Giugliani, ressalta que, só assim, é possível prevenir problemas durante a gravidez e descobrir se o bebê está saudável.
ELZA GIUGLIANI: "Uma vez engravidando é fundamental um bom pré-natal. A saúde da criança começa dentro do útero, desde a concepção. O pré-natal já previne uma série de doenças que podem se manifestar depois que a criança nascer. No nascimento, também é imprescindível que essa mulher tenha uma boa assistência na hora do parto, de preferência hospitalar, com profissional qualificado."
CYNTHIA RIBEIRO: Elza Giugliani lembra que esse planejamento é importante, tanto para a saúde de mãe e filho, quanto para a família, que pode se preparar para a chegada do bebê. A psicóloga Marina Brandão está grávida de sete meses de uma menininha, e, desde o começo, segue direitinho as orientações do médico.
MARINA BRANDÃO: "Eu estou acompanhando desde a quinta semana que foi quando eu descobri que estava grávida, foi quando eu fiz meu primeiro ultrassom. Desde então, todo mês eu acompanho. Eu acho muito importante o pré-natal porque a gravidez é um processo muito complicado e eu acho que quando você tem um acompanhamento você sente uma segurança muito maior no processo da gravidez, porque você não está vendo o seu bebê, o que você tem é resposta do seu médico em relação ao seu bebê."
CYNTHIA RIBEIRO: Nos últimos seis anos, o SUS ampliou de forma expressiva o acesso das brasileiras a atendimentos de saúde sexual e reprodutiva. Em 2009, o número de consultas de pré-natal registrou crescimento de 125% em relação a 2003.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário