Powered By Blogger

sábado, 23 de outubro de 2010

ANTIBIÓTICOS: Anvisa vai endurecer regras para venda desses medicamentos

CYNTHIA RIBEIRO: Nos próximos dias, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vai anunciar mudanças para ampliar o controle na venda de antibióticos em todo o País. A ideia é estabelecer normas mais rígidas que impeçam a venda indiscriminada dos produtos nas farmácias. Hoje, um antibiótico pode ser comprado apenas com a apresentação do pedido médico. Segundo o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, no futuro, essa exigência será ampliada e as farmácias vão ter que exigir uma receita especial, com duas vias: uma para o paciente e outra que vai ficar retida na farmácia.
DIRCEU BARBANO: "Todo médico tem um talão de receita normal, e um talão de receita para medicamento de controle especial. O que vai acontecer é que ao invés de pôr o antibiótico naquela que ele punha normal, ele vai pôr nessa de produtos sob controle."
CYNTHIA RIBEIRO: O objetivo da medida, além de aumentar a fiscalização, é incentivar o uso racional dos antibióticos, evitando, por exemplo, casos de intoxicação e de aumento da resistência microbiana às substâncias do remédio. De acordo com o diretor da Anvisa, durante o período em que a consulta pública ficou no ar, no primeiro semestre deste ano, a sociedade brasileira demonstrou apoio à ideia de maior controle na venda de antibióticos.
DIRCEU BARBANO: "Não houve manifestações contrárias a isso na consulta pública, muito pelo contrário, todo mundo, as sociedades médicas, as sociedades dos profissionais de saúde dizendo: olha, é fundamental que se faça isso."
CYNTHIA RIBEIRO: Dirceu Barbano informa que está prevista para esta semana a primeira reunião da diretoria colegiada da Anvisa que vai avaliar o texto final das novas regras. Se o documento for logo aprovado, sem alterações, a resolução que determina mudanças na venda de antibióticos no País deve ser publicada nos próximos dias.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário