Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DENGUE: Videoconferência discute ações de tratamento e diagnóstico da doença

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde realizou nesta quinta-feira uma videoconferência para discutirmétodos de atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes com suspeita de dengue. Profissionais de saúde de todo o Brasil participaram gratuitamente, pela internet, ou em salas de videoconferência, da palestra Aspectos do Manejo Clínico no paciente com Dengue. Segundo o coordenador do programa nacional de controle da dengue, Giovanini Coelho, este tipo de trabalho, como a videoconferência, é fundamental para qualificar o trabalho dos profissionais de saúde.
GIOVANINI COELHO: "Realizar o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno nos casos de dengue, é a medida fundamental para evitar que esses casos de dengue desenvolvam. Então é importante essa atividade dessa videoconferência porque ela vai, por intermédio de um profissional altamente qualificado, levar a centenas de profissionais de saúde, informações fundamentais para o atendimento ao paciente com dengue."
JULIANA COSTA: Giovanini Coelhoexplica que a transmissão pela internet, com participação gratuita, amplia o número de participantes e, conseqüente, estende as discussões sobre a melhoria do tratamento e diagnóstico da dengue em todo o país. O coordenador do programa nacional de controle da dengue destaca os temas abordados na palestra do infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
GIOVANINI COELHO: "Aspectos relacionados à fisiopatogenia da dengue, aspectos relacionados ao diagnóstico da doença e aspectos relacionados ao manejo adequado do paciente com dengue. Seja um paciente adulto, seja um paciente pediátrico."
JULIANA COSTA: Ainda segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, todos os participantes fizeram intervenções, com perguntas e comentários. A palestra "Aspectos do Manejo Clínico" foi transmitida para todo o Brasil da sala da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília. A videoconferência sobre a dengue teve duas horas de duração.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário