Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CENSO: Conselho Federal de Biblioteconomia pesquisa profissionais do setor

SILAINE BOHRY: Até marco do ano que vem, o Conselho Federal de Biblioteconomia vai coletar informações sobre os trabalhadores do setor. Cerca de trinta e dois mil profissionais registrados devem participar do Censo Bibliotecário Brasileiro. A pesquisa vai levantar dados pessoais e mapear as competências necessárias ao bom desempenho profissional, além de habilidades e conhecimentos individuais. O resultado vai contribuir para o desenvolvimento de ações de valorização à categoria, como explica a segunda secretária do Conselho Federal de Biblioteconomia, Célia Simonetti.
CÉLIA SIMONETTI: "Isso vai servir de elemento para que o sistema possa prospectar ações juntos às escolas, juntos aos governos, junto aos cursos de biblioteconomia. Enfim, esse censo vai nos dimensionar qual é o nosso papel nessa realidade onde o bibliotecário se insere."
SILAINE BOHRY: De acordo com a secretária do Conselho Federal de Biblioteconomia, o censo começou em março deste ano. Os primeiros resultados preliminares, divulgados em novembro, já indicam a necessidade de ações pontuais.
CÉLIA SIMONETTI: "30% da nossa população dos nossos profissionais dentro de dez anos estará se aposentando. Isso significa que vai ser preciso construir um esforço coletivo bem grande com os cursos de Biblioteconomia do país para dar conta de repor esse espaço no mercado de trabalho. Nós sabemos hoje pelos resultados parciais que a maioria dos profissionais trabalham em ambientes públicos e que eles consideram que eles iniciam o seu trabalho profissional quando eles entram no campo de estágio ainda no processo de formação."
SILAINE BOHRY: O sistema de coleta do censo é online. Está disponível na página do Conselho Federal de Biblioteconomia: www.cfb.org.br. Cerca de cinquenta profissionais do Conselho Federal e conselhos regionais estão envolvidos no processo.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Silaine Bohry

Nenhum comentário:

Postar um comentário