Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LEITE MATERNO: DF registra queda no estoque e precisa de doações

SUELY FROTA: O Distrito Federal é a unidade da Federação que mais coleta leite humano para recém-nascidos hospitalizados. Porém, nos últimos dias, caiu o estoque de leite-humano nos principais hospitais da rede pública do DF. Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento do número de internações e a perda de leites que estavam sujos ou estragados provocaram a baixa de estoque no Distrito Federal. A coordenadora do Banco de Leite da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Mirian Oliveira, afirma que toda mulher saudável que está amamentando pode doar e explica como fazer a doação.
MÍRIAN OLIVEIRA: "Essa mãe começa coletando esse leite em casa num pote de vidro, com tampa de plástico, de boca larga que pode ser tipo maionese, tipo café solúvel. Esse vidro deve ser previamente bem lavado, retirado todos os rótulos de papel tanto da tampa quanto do vidro, enxaguado bem e colocado para ferver quinze minutos. Ela vai pegar esse vidro e essa tampa vai colocar sobre um pano limpo e vai esperar esfriar. A mãe coleta o leite nesse pote. Faz primeiro a massagem ao seio e retira o excesso. Ela guarda o leite que ela coletou no freezer."
SUELY FROTA: Ainda segundo a coordenadora do Banco de Leite, Mirian Oliveira, ao fazer a coleta, a mãe deve lavar bem as mãos, os braços e o seio, além de cobrir o cabelo para evitar que caia no leite coletado. A mãe doadora pode entregar o leite materno nos bancos de leite da Secretaria de Saúde ou ligar para o Corpo de Bombeiro, no número 193, e aguardar o recolhimento.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário