Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MUTIRÃO: Diferentes etnias no Muticom


Diocese de Guaxupé presente:Pe Rodrigo,Pe Gilvair,Pe Luiz e Gladstone

Com colaboração da Rede Sul de Rádio

Momentos de reflexão e discussão em torno de uma cultura solidária e da paz. Com este objetivo, foi encerrado no final da tarde do domingo (07), com uma celebração eucarística e a leitura da Carta de Porto Alegre, o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe. Durante cinco dias, cerca de quinze mil pessoas, de dezoito países e diferentes conferencistas oriundos das Américas e também de países da Europa, Ásia e África, dividiram-se entre os inúmeros pontos distribuídos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para abordar temas relacionados ao diálogo no processo de comunicação.

Na manhã do último dia do evento, o comitê acadêmico do encontrou abriu a jornada com uma síntese dos trabalhos e da proposta da Carta de Porto Alegre, documento que será uma referência para orientar a elaboração de políticas e propostas de ação comunicativa. No período da tarde, o destaque ficou por conta da marcha juvenil pela solidariedade e contra o extermínio de jovens nas Américas. Por fim, a apresentação do próximo Mutirão, na PUC do Rio de Janeiro, que seriará o evento, de 17 a 22 de julho de 2011. O 7° Mutirão Brasileiro terá como tema “Comunicação e vida: diversidade e mobilidades”.

De acordo com a Comissão Organizadora do Mutirão de Comunicação – América Latina e Caribe, o evento encerra e seus debates ficam marcados pela interculturalidade, pela participação não somente latino-americana, mas de outros países do globo. As palavras partem do Coordenador Geral do Mutirão, Pe. Marcelino Sivinski (acompanhe em áudio). Segundo ele, mais de mil comunicadores participantes, deixam a capital gaúcha com diversos propósitos e uma certeza: a Igreja brasileira, a Igreja latino-americada, as instituições e especialmente as redes católicas, precisam se unir para marcar uma presença incisiva na sociedade, enfrentando os desafios que o aparecimento de novas mídias representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário