Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO DA MELHOR IDADE

Vantagens da idade

Pessoas mais velhas sofrem menos com a solidão que os mais jovens, diz estudo


Como já dizia Vinícius de Moraes, solidão é coisa de gente que não ama, se fecha e se recusa a participar da vida humana. Os versos do poetinha são certeiros. E, ao contrário do que você pode imaginar, em meio a novas e tecnologias e relações virtuais, não é a meia idade que vive solitária. Segundo um estudo realizado no Reino Unido, isso é coisa de gente jovem, isolada entre mouses e teclado. A idade, pelo visto, traz vantagens que a gente desconhece. Especialista brasileiro diz que o tempo torna pessoas mais sociáveis. Encomendada pela fundação britânica Mental Health Foundation e intitulada The Lonely Society, a pesquisa contou com 2.256 pessoas acima de 18 anos. Quase 60% dos entrevistados entre 18 e 34 anos disseram que sentem solidão com frequência. Já entre os entrevistados com 55 anos ou mais, somente 35% afirmaram se sentir sozinhas.

Para os pesquisadores, apesar das novas tecnologias como as redes sociais e celulares aproximarem as pessoas, elas podem contribuir significativamente para o isolamento. Quase um terço dos jovens entrevistados disseram passar mais tempo se comunicando com a família online do que pessoalmente.Para o pesquisador do Departamento de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ricardo Monezi, a idade pode ser uma vantagem com a qual os mais velhos contam para enfrentar a solidão. “Apesar de estar cada vez mais inserida no mundo virtual, as pessoas de meia idade não se esqueceramn da qualidade de ser social. Elas sabem da importância dos amigos, dos passeios, enfim, dos encontros presenciais. Com a idade, essas pessoas adquirem maturidade nos relacionamentos interpessoais, e dão o devido valor ao contato humano. Além disso, estar próximo de outras pessoas traz benefícios físicos também, inclusive no tratamento de doenças”, explica ele.

Redes sociais, celulares e emails aproximam. Só que, ao contrário do que fazem os jovens, pessoas mais velhas fazem uso não apenas mais cauteloso, mas mais apropriado. “Uma das grandes possibilidades que essas tecnologias trazem é o resgate da história de cada um, através de um email, por exemplo, você pode reencontrar um velho amigo, e isso é um resgate da sua própria vivência. As redes sociais permitem também a formação de novas amizades, contribuindo para a sociabilização. Porém, não se pode deixar de lado a parte pessoal e presencial. E acredito que uma pessoa mais madura sabe lidar bem melhor com essa questão”, afirma Monezi.

O poeta já disse, e o pesquisador assina embaixo: a melhor maneira de fugir da solidão é exercitando o afeto e estreitando as relações humanas. “O encontro presencial é um estímulo à socialização, e os benefícios que ele traz já são percebidos no momento da expectativa desse encontro, causando ânimo, vitalidade e disposição. Durante o encontro, dois seres humanos se abraçam, se tocam, estimulando áreas do cérebro que liberam hormônios que dão a sensação de prazer. O importante é estar aberto e disposto a viver esse processo de integração com a sociedade. Não se sentir só se traduz em qualidade de vida e, consequentemente, em longevidade”, finaliza ele.


Fonte: www.maisde50.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário