Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MUTIRÃO: Economia e Comunicação na Era Digital



Foto: Alessandro Calixto

Este foi o tema do terceiro dia do Mutirão de Comunicação que acontece em Porto Alegre, desde o dia 3 de fevereiro. A mesa da conferência principal foi coordenada por Elson Faxina e, teve como conferencistas Rubens Salvador Bordini e Luciano Sathler. O eixo principal abordado foi à relação da economia com a comunicação na era digital e os desafios que este relacionamento propõe as instituições religiosas. Foi também apresentado que, não basta somente fazer a economia, hoje temos que trabalhá-la de forma digital, só assim conseguiremos fazer a diferença, sendo eficaz em atingir o público no qual se destina a comunicação. O conferencista Rubens salientou a importância da tecnologia da comunicação no produto direto ao consumidor, fazendo-nos refletir sobre como é a relação entre nosso trabalho ou serviço, e a pessoa que consome esse produto ou serviço. Qual a qualidade apresentada, que desafios são superados e quais as demandas que continuam surgindo com a evolução dessa tecnologia. O painelista Luciano afirma que “se continuarmos fazendo o mesmo, perderemos nossa significância”, afinal a economia junto da política nos obriga a exercer uma “dominação” simbólico cultural. É preciso assimilar que digital é convergir. Hoje tudo que é digital converge para o crescimento e para a novidade. Nós estamos mais próximos das tecnologias de informação e comunicação, mas precisaremos nos especializar em biotecnologia, robótica e nanotecnologia, salienta Luciano. Para tamanhos desafios em nossa realidade, em que os jovens se tornam cada vez mais capacitados na área da comunicação digital, precisamos levar em conta as dimensões da capacidade científica e tecnológica de nossos povos, e de que é necessário investir em formação específica, em habilidades próprias e em produção de conhecimento. A indústria da comunicação recolhe seu faturamento, principalmente, em três grandes eixos: chips (hardware), software e conteúdo. O conteúdo que antes passava por um caminho que incluía o criador, o publicador, o distribuidor, o varejista e o consumidor, hoje, com o crescimento da web e com o surgimento da web 2.0 esse caminho já é mais curto, resumindo-se a criador e consumidor. A conferência constatou a importância de envolver, criar, discutir, promover e medir. Isso é possível pela tecnologia presente e acessível. Fica o desafio de como vivenciar no dia a dia da Igreja da América Latina e Caribenha, o envolvimento com estas propostas de novas tecnologias digitais, para que o processo de evangelização e promoção da vida sejam cada vez mais eficazes através da comunicação.

Raquel Pulita, da redação do Muticom.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário