Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Programa Tarde Total: Momento da Melhor Idade


Osteoporose

Prevenção

A prevenção da perda óssea deve começar ainda na infância. Isso porque 90% de todo o osso que a pessoa vai ter na vida é formado até os 18 anos. O indivíduo ainda tem uma pequena chance de correr atrás do prejuízo até os 30, quando a formação atinge o auge. Daí o velho conselho: é na juventude que deve ser feita uma poupança para a velhice. Quanto mais massa óssea a pessoa tiver, menos vai sentir a perda com a idade. Com uma boa alimentação e exercícios, dá para poupar e aumentar a massa óssea em até 15%. Mudar os hábitos de adulto no máximo vai retardar esse processo.

Alimentação

A grande vedete aqui é o cálcio, um dos principais componentes do osso. De tão essencial ao organismo (ele participa, por exemplo, das contrações musculares), o corpo procura manter seus níveis no sangue sempre em equilíbrio. Quando está em falta, recorre ao estoque guardado nos ossos. E, para recompor o osso, busca o cálcio no sangue. É uma ciranda sem fim. Daí a importância de uma alimentação repleta de fontes do nutriente para evitar danos à estrutura óssea. Desde muito cedo não podem faltar na dieta os campeões nesse quesito -- o leite e seus derivados. As folhas verde-escuras também são boas provedoras do mineral. E atenção: as necessidades dele variam com a idade. Mas de nada vale se empanturrar de leite e esquecer da vitamina D, essencial para a fixação do cálcio nos ossos. O detalhe é que ela só é sintetizada na pele com a ajuda da exposição ao sol. Para garantir essa vitamina, não esqueça de incluir a gema do ovo e peixes no seu cardápio.

Os efeitos do sol

*Bastam 15 minutos de banho de sol para que o corpo sintetize a vitamina D na pele. São os raios ultravioleta que acionam a vitamina que está no corpo, deixando-a ativa, pronta para ajudar a empurrar o cálcio para dentro do esqueleto.Para garantir sua dose de sol diária
Tome de 10 a 15 minutos de sol por dia. Esse tempo é o suficiente, até porque você não deve usar filtro solar. Ele bloqueia a ação benéfica da luz sobre os ossos.

*O sol da manhã, até as 10 horas, e o da tardinha, depois das 15, além de mais saudáveis para a pele também concentram maior quantidade dos raios capazes de ativar a vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário