Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Programa Tarde Total: Momento da Melhor Idade

Dicas para viver melhor depois dos 60

1 - Conheça as modificações do seu corpo. Não fique em dúvidas, procure reconhecer, esclarecer e aceitar as mudanças. Só assim poderá diferenciar o que é parte do envelhecimento e quais são as alterações que resultam de afecções que podem acometer o idoso.

2 - Trace metas de vida. Os idosos mais felizes e ajustados são os que tem planos e são capazes de adaptá-los ás condições impostas pelo envelhecimento.

3 - Não acredite em fórmulas de rejuvenescimento, ou elixir da longa vida. Evite usar medicamentos desnecessários ou indicados por leigos. Sempre que precisar de ajuda, procure orientação médica especializada.

4- Alimente-se corretamente. Aceite suas limitações, faça adaptações, previna complicações. Use e abuse de frutas, verduras e legumes. Você certamente se beneficiará disso.

5 - Faça de sua experiência de vida um ensinamento. Feliz do idoso disposto a aprender, em vez do que teima só em ensinar.

6- Sedução não tem idade. Procure sempre seduzir seu companheiro. Afeto, amor e sexualidade devem fazer parte de sua vida.

7 - Mantenha em alta a sua auto-estima. Vista-se sempre como se fosse a uma festa, não importa se for a mesma roupa da semana passada. Perfume-se, cuide de seus dentes, de sua higiene.

8 - Saia de casa, caminhe. Invente um passeio, mesmo que vá ao lugar de sempre. Mexa-se: corpo e mente se beneficiarão com exercícios físicos, Procure se informar sobre atividades desenvolvidas para a Terceira Idade ( teatro, dança, viagens , passeios, reuniões, aulas, voluntariado, etc..). Identifique-se, desenvolva suas aptidões.

9 - Evite se omitir. Participe das reuniões familiares, ouça e se faça ouvir, exponha as suas idéias, seus pontos de vista. O fundamental é reconhecer que o simples fato de estar na Terceira Idade não o impede de decidir plenamente a sua vontade pessoal, respeitando os seus valores.

10 - Acredite que você é importante, capaz, e que felicidade depende primeiro de você. Como dizia Guimarães Rosa, " o real não está nem na saída e nem na chegada. Está na travessia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário