Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Programa Tarde Total: Dicas de Saúde


Se você quer mais saúde, mude seus hábitos alimentares


É duro ter que manter a perseverança num regime quando se tem que abrir mão de muitas das guloseimas que recheiam nossa mesa! Mas a mudança nos hábitos alimentares pode ser saborosa, além de ser saudável. Você pode começar com simples substituições no cardápio.

Comece substituindo o açúcar pelo adoçante. Para quem está começando uma dieta de baixa caloria, essa substituição é imprescindível. O açúcar tem muito mais calorias. E hoje em dia, existem adoçantes naturais que podem até ser usados em receitas caseiras.

O pão integral é muito mais nutritivo que o branco. Ele é mais rico em fibras, vitaminas, minerais e aumenta a sensação de saciedade. A substituição vale para outros alimentos com massa comum. Prefira o arroz integral ao branco, biscoito integral ao comum, etc.

O leite desnatado pode substituir o integral sem qualquer problema - em dietas alimentares para adultos. Os produtos derivados de leite sem gordura também devem ter a preferência. Eles têm uma quantidade menor de gorduras saturadas, de colesterol e, claro, menos calorias.

Nada se compara a um delicioso suco de frutas. Eles têm maior valor nutricional e são ricos em vitaminas e minerais. Isso justifica a substituição dos refrigerantes.

Na hora de cozinhar, use os óleos vegetais.
Mas para consumir alimentos crus, prefira o azeite. Ele tem propriedades que contribuem para diminuir o colesterol por causa da gordura insaturada.

A carne branca tem menos gordura que a de vaca, e quase a mesma quantidade de proteína. Além disso, a carne de ave ou peixe tem alto valor biológico. Ou seja, nosso organismo absorve a proteína ingerida com menor quantidade de gordura.


Fonte: www.unimedjp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário