Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO DA MELHOR IDADE


ATIVIDADE MENTAL

Pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia como, por exemplo, trocar a mão que se usa para escovar os dentes, mudar o caminho que você pega todos os dias para o trabalho, trocar o seco bom dia com o vizinho por uma conversa mais longa. As atitudes são simples, mas podem estimular o cérebro de qualquer mortal. Tudo é questão de treino, defendem especialistas. E vale a velha regra popular para prevenir as falhas cognitivas: o hábito faz o monge.

A psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva Fátima Velasco garante que é possível prevenir as falhas cognitivas. Defensora da neuróbica, um tipo específico de ginástica para o cérebro, ela afirma que mudar os movimentos rotineiros estimula todos os sentidos. "O objetivo da neuróbica é fazer com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica.

Segundo o neurocientista norte-americano Larry Katz, autor do livro "Mantenha seu Cérebro Vivo", que popularizou a neuróbica, o cérebro também perde sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina.

Para o neurologista da UFRJ Ivan Pascolato, os exercícios são úteis. O que os adeptos precisam saber é que eles ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, mas essas habilidades em nada se relacionam com a memória.

"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e, caso um dia tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica Pascolato.



Fonte: www.maisde50.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário