Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO DA MELHOR IDADE

Viva bem a terceira idade

A receita básica para uma existência melhor contém ingredientes como alimentação saudável, exercícios físicos, manutenção de bons hábitos e ajuda da medicina preventiva. Veja como conseguir isso através desse prático manual para se viver mais e melhor


ALIMENTE-SE em horários fixos e faça refeições completas (café, almoço, jantar, lanches). Muitas vezes, o idoso, por estar sozinho, não prepara refeições adequadas ou troca o almoço ou jantar por um lanche rápido, de preparo fácil.

MASTIGUE BEM. Como a produção de ácido clorídrico (que atua na digestão) diminui na terceira idade, o idoso deve mastigar cuidadosamente os alimentos. É importante preservar também a dentição.

EVITE INGERIR LÍQUIDOS nas refeições. "Procure beber cerca de uma hora e meia após o término da refeição, para que os ácidos estomacais possam agir de forma satisfatória sobre os alimentos."

TOME CHÁS, COMO DE HORTELÃ E DE ALECRIM, para auxiliar a digestão. Ervas (açafrão, tomilho, sálvia, cheiro-verde e manjericão) usadas no preparo dos alimentos também aguçam o paladar e dispensam o uso do sal em excesso.

INVISTA NO GENGIBRE. Além de favorecer o sistema imunológico, ele atua nos movimentos do intestino para expelir as fezes e melhorar a formação do ácido clorídrico, que age na digestão.

EVITE FICAR EM JEJUM. Procure se alimentar a cada três horas para aumentar a oferta de vitaminas, sais minerais e fibras. Como o idoso toma muitas medicações, uma alimentação correta auxilia o fígado a metabolizar as substâncias.

OPTE PELAS 'GORDURAS BOAS', presentes em semente de linhaça dourada e peixes como sardinha, atum e salmão. Elas têm ação antiinflamatória, melhoram o metabolismo da insulina (hormônio que regula a glicose no sangue) e previnem doenças do coração.

UTILIZE FRUTAS oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes e amêndoas, em pequenas porções. São fonte de selênio, poderoso mineral que age contra danos causados pelos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. São fonte ainda de resveratrol, também encontrado na uva, que protege contra danos vasculares.

BEBA ÁGUA. Ela hidrata e favorece todas as funções do corpo.



Fonte: revistavivasaude.uol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário