Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Programa Tarde Total: Momento da Melhor Idade

DIARRÉIA - VIROSE
Desinteria, Diarréia ou Infecção Intestinal- é uma doença comum que ataca principalmente crianças, mas ocorre em adultos também. Sua mais grave conseqüência é a desidratação. Pode ter várias causas, uma delas é um vírus – ROTAVÌRUS – famosa “virose”.
Este vírus foi identificado recentemente, por volta de 1970, e é considerado uma das principais causa de gastroenterites (diarréia e vômito) em crianças, principalmente quando ocorre em “surtos” em escolas, creches, hospitais. Como as crianças desidratam com mais facilidade, a infecção por rotavírus é causa de muitas mortes.
1- Principais sintomas:
O principal sintoma é a diarréia que pode durar até 7 dias. Mas pode ser seguida de vômito, febre, dor no corpo, tosse, nariz entupido, coriza, dor de garganta. É bom observar se não há sinais de desidratação:
- Boca seca, lábios secos e/ ou língua seca;
- Prostração, irritabilidade; - Olhos fundos;
- Moleira deprimida em bebês;
- Febre acima de 38 graus;
- Rigidez do pescoço;
- Dor abdominal insistente;
- Não urinar ou não molhar a fralda por mais de 8 horas. Estes sintomas requerem avaliação médica urgente.

2- Transmissão – como se “pega” esta virose:
Através da água, alimentos e objetos que tiveram contato com indivíduos contaminados. E também pelas vias respiratórias, como a gripe. E é difícil detectar se uma criança esta infectada, pois, o vírus fica incubado até 3 dias, sem aparecer a doença. E continua a eliminá-lo até por 21 dias após ter melhorado da diarréia.

3- Freqüência em que se pode ter infecção: Diferente das infecções por bactérias, que atinge as pessoas que têm pouco acesso água tratada e esgoto, o rotavírus atinge todas as camadas sociais e em qualquer época do ano. Pode se repetir várias vezes ao ano.

4- Como é diagnosticado: A diarréia provocada pelo rotavírus é mais aquosa, já a provocada por bactéria pode apresentar muco e sangue. Mas só um exame de fezes pode identificar com certeza qual o tipo. É um exame simples e rápido.

5- Prevenção: Higiene corporal e de alimentos. Dicas úteis e práticas:

- Aleitamento materno até pelo menos 6meses, fornece a criança anticorpos para defesa contra vírus e bactérias;
- Lavar as mãos antes e após usar vaso sanitário, da mesma forma lave as mãos dos filhos;
- Lavar e desinfetar frutas, verduras, deixar escorrer para secar
– Hidrosteril; - Lavar e desinfetar objetos, utensílios e brinquedos que filho leva a boca – Hidrosteril- Secar com pano exclusivo para isso;
- Ter cuidado com o lixo de fraldas e dejetos.

6- Tratamento:

- Fazer hidratação oral com soro caseiro ou comprado na farmácia. Se estiver vomitando, oferecer o soro em pequenas quantidades e principalmente após cada evacuação. Se persistir, procurar atendimento para fazer hidratação venosa – soro;
- Nos caos leves, pode-se usar medicamentos probióticos – repõem a flora intestinal. São bactérias que não fazem mal ao organismo e auxiliam a recuperação da flora intestinal.

IMPORTANTE: não tomar medicamento para “cortar” a diarréia sem orientação médica. A diarréia é uma forma de se eliminar o vírus. Só em casos extremos, com orientação médica, que é feita. - Manter a alimentação habitual, no caso de bebês, MANTER a amamentação e evitar: chocolates, refrigerantes (tem açúcar e piora diarréia), feijão, alimentos com muita fibras, pois, estas facilitam o trânsito intestinal e piora diarréia; - Oferecer alimentos como: maçã, suco de caju, carne magra cozida, batata, chuchu, beterraba, cenoura – cozidos, arroz, pão, biscoito salgado e massas (macarrão). No entanto, se a criança estiver desidratada, o tratamento inicial deve visar a recuperação da hidratação e posteriormente a sua manutenção. Na dúvida quanto a presença de desidratação, procure o médico ou pronto socorro mais próximo. Mas quando não houver sinais de desidratação, mantenha a alimentação, pois, evita a desnutrição, auxilia a manutenção e a renovação das células intestinais agredidas.

7- Vacina: Já existe vacina contra rotavírus, mas ainda está em teste. Seria em duas dose e aconteceria nos primeiros meses de vida. Em breve estará disponível e fará parte do calendário público de vacinas

SORO CASEIRO: - 1 litro de água filtrada ou fervida
- 1 colher de chá de sal (rasa)
- 1 colher de sopa de açúcar (rasa)

Ana Cláudia C. Soares – Farm.Resp. pela Farmácia Ana Terra unidade II

Nenhum comentário:

Postar um comentário