Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE


GOTA – ÁCIDO ÚRICO

Homens com mais de 40 anos, apreciadores de boa comida e bebida, que fazem o estilo ´bom vivant´. esse é o perfil típico do paciente de gota, doença reumática caracterizada por inflamações agudas e dolorosas nas articulações. O grande vilão da história é o ácido úrico que, em excesso no sangue, pode formar cristais que se acumulam nas articulações e desencadeiam a crise. Mas nem todos os portadores desta doença têm este estilo de vida. Ela pode ocorrer em qualquer classe social, mas principalmente em homens a partir dos 40anos.

Nem todas as pessoas que têm ácido úrico elevado desenvolvem a gota. É preciso ter uma predisposição genética, algo que só é revelado a partir dos primeiros sintomas. A primeira crise costuma ocorrer no meio da noite. A pessoa vai dormir bem e acorda durante a madrugada com uma dor muito intensa, geralmente na base do dedão do pé. A dor é tanta que é como se a articulação estivesse sendo arrancada para fora.

Quem já passou pela crise garante que a dor é uma das mais fortes já experimentadas. Até o peso do lençol sobre meu pé provoca muita dor e não dá para colocar o sapato. Nem sempre a Gota é diagnosticada na primeira consulta. Geralmente são receitados antiinflamatórios que melhoram a crise, mas logo ele volta novamente.

Se faz necessário um acompanhamento com um especialista - reumatologista. Que seguramente pedirá um exame de ácido úrico no sangue. Com este exame alterado, passe-se a fazer um tratamento crônico com medicamentos e recomendações para mudar seus hábitos alimentares. O paciente com gota pode ter uma vida normal desde que tome os remédios, faça o controle da alimentação e faça atividade física. Mas, o que se percebe é que a maior parte desses pacientes são indisciplinados com relação ao tratamento porque, entre uma crise e outra, não sentem dores.

As principais fontes do ácido úrico são as carnes vermelhas, os frutos do mar, o álcool e alguns grãos, como o feijão e a lentilha – churrasco com cerveja é um “veneno” para a Gota. A restrição desses alimentos não precisa ser total, mas excessos devem ser evitados, principalmente com relação ao álcool. Vale lembrar que só o controle alimentar não é suficiente para curar a gota. A parte medicamentosa é a base do tratamento e a mudança de hábitos alimentares desempenha uma função complementar.

O sintoma mais comum da gota - e que aflige cerca de três quartos das pessoas que sofrem dela - é a dor torturante na articulação que liga o dedão ao restante do pé. Entretanto, as articulações em outras partes do corpo, incluindo pés, mãos, pulsos, joelhos, ombros e cotovelos, também são alvos dos ataques da gota.


Ana Cláudia C. Soares – Farm.Resp. Farmácia Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário