Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MOMENTO SAÚDE

AVC, o problema que mais mata no Brasil
Os últimos números do Ministério da Saúde indicam que, de todas as mortes ocorridas no país, 9,4% tiveram como causa um AVC.

AVC – acidente Vascular Cerebral ou popularmente falando – derrame.

Artéria interrompida
O AVC ocorre quando há problemas de circulação do sangue no cérebro. Em alguns casos, uma artéria entope e deixa de irrigar parte dos neurônios, podendo causar sequelas. Nesse caso, a doença é chamada de "AVC isquêmico".

Também pode ocorrer de a artéria entupir e se romper, causando uma hemorragia. Tecnicamente esse tipo de problema é chamado de "AVC hemorrágico", e costuma ser mais grave. Popularmente, os dois tipos de acidente são chamados de “derrame”.

Os sintomas e as sequelas de um AVC dependem da área do cérebro que foi afetada. “Pode ocorrer um sintoma muito leve, como boca torta, até a pessoa ficar paralisada. Isso vai depender do tamanho do entupimento da artéria ou da hemorragia no cérebro”, . Há casos em que os AVCs podem causar poucos problemas, ainda que haja derramamento de sangue.

O que se sente?

Fraqueza:
 
Distúrbios Visuais: A perda da visão em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente os leva a procurar avaliação médica. O paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitória.

Perda sensitiva: A dormência ocorre mais comumente junto com a diminuição de força (fraqueza).

Linguagem e fala (afasia): É comum os pacientes apresentarem alterações de linguagem e dificuldade para falar.

Socorro imediato
Quando há suspeitas de que uma pessoa está sofrendo um AVC, a recomendação é levá-la imediatamente para o hospital. Quanto mais rápido for o socorro, maiores são as chances de recuperação. “É uma superemergência”.

Como se desenvolve ou se adquire?

Vários fatores de risco são comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, diabete, tabagismo, hiperlipidemia. Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulação do sangue) do indivíduo. O grupo de pessoas exposto aos AVCs é muito parecido com o que corre risco de problemas cardíacos.
“O AVC” é doença que mais deixa sequela no mundo todo. As pessoas se preocupam muito com o coração e pouco com o cérebro”.

Cuidados:

- Evitar o cigarro e álcool em excesso

- Praticar alguma atividade física

- Ter uma alimentação saudável, evitar gorduras e doces em excesso

- Controlar o peso, as hiperlipidemias, o diabetes e a pressão alta

Estudos indicam que os “ômegas”, principalmente 3 melhoram o metabolismo de gorduras, melhorando a circulação, consequentemente, auxilia na prevenção.













Nenhum comentário:

Postar um comentário