Powered By Blogger

terça-feira, 2 de julho de 2013

MOMENTO SAÚDE

Vitamina C e a Pele

Muitos benefícios nós conseguimos consumindo alimentos ricos em vitamina C ou suplementos que a contenham. Ela fortalece o sistema imunológico, prevenido principalmente gripes e resfriados, tem efeito antioxidante, que combate radicais livres e envelhecimento da pele. Mas, apesar de seu uso via oral ser importante para manutenção da saúde e beleza, para a pele, seu uso tópico é mais eficiente.

Desde a década passada, muitos estudos sobre o efeito da vitamina C na pele têm sido publicados. Ela é essencial para formação das fibras de colágeno na derme. Para quem não sabe, o colágeno é responsável pela sustentação da pele, previne rugas e envelhecimento. Embora a formação destas fibras dependa da idade da pessoa, o uso da vitamina C na pele estimula sua formação, independente disso.

A partir dos 30 anos, a camada mais interna da pele, a Derme, começa a ficar mais fina e seu conteúdo de colágeno diminui. E estas alterações são aceleradas pela exposição ao sol e a formação de radicais livres. A vitamina C tópica estimula a formação das fibras de colágeno e ainda tem efeito clareador, por inibir a ação da enzima tirosinase, responsável pela pigmentação da pele. Seu efeito não é tão evidente como de clareadores mais potentes, como a hidroquinona, mas o uso contínuo promove o clareamento e uma pigmentação mais uniforme da pele, dando aparência de jovialidade, saúde e brilho. Também com a vantagem de não causar irritação e poder ser usada durante o dia.

Mas a vitamina C tem uma limitação, é muito instável, oxida com facilidade e perde completamente o efeito antioxidante. Por isso que, orienta-se que sucos naturais, ricos em vitamina C, sejam consumidos imediatamente após seu preparo. Sendo assim, para que a vitamina C usada na pele seja eficiente, precisa ser estabilizada. A vitamina C estabilizada com glicose, Vitamina C Glicosada, é uma forma estável e eficiente. Após a aplicação na pele, sofre ação da enzima a-glicosidase e é liberada gradualmente, promovendo os benefícios da vitamina c por um longo período.

A Vitamina C Glicosada é produtos de alto custo, têm sido usada em diversos dermocosméticos, inclusive em protetor solar. Mas, o que precisamos ficar atentos é em relação à estabilidade destes produtos. Por isso, antes de comprar, peça sempre orientação de um profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário