Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE

DICAS PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE AGROTÓXICO DOS ALIMENTOS


Se puder, o fato de esfregar o alimento com uma esponja já reduz a quantidade de agrotóxico da superfície dos alimentos. No entanto, nem todos permitem esse ato, principalmente os folhosos. Então a dica é deixar o produto em uma solução de bicarbonato de sódio – 1 colher para 1 litro de água durante 15 minutos. Assim a quantidade de agrotóxicos da superfície dos alimentos reduzirá!
Para as frutas que forem ser ingeridas com casca é importante esfregá-las com uma esponja, pois essa atitude reduz também a quantidade de agrotóxicos que essa pode possuir. É importante também deixá-las em solução antes de consumir para uma maior segurança.

-de hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água) durante 15 minutos. Para quem ainda fica com receio do cheiro do produto de limpeza, é só colocar as frutas depois em uma solução de vinagre(2 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água).

-de hidroesteril (é um produto encontrado nos mercados próprios para lavagem de alimentos) o o recomendado é colocar duas gotas do produto em meio litro de água e deixar por 15 minutos. Depois é necessário enxaguar.

-de vinagre: 2 colheres de sopa para 1 litro de água e deve-se deixar por 30 minutos. Ele faz com que os organismos se soltem da superfície da fruta. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-los.

Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Selecionar e deixar em solução. No entanto, se for ingeri-los com a casca, é importante esfregá-lo com uma bucha sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico. Depois é só colocar de molho em solução e depois consumir.

As verduras devem ser selecionadas, e delas temos que retirar os pedaços machucados das folhas, e as estruturas estranhas que possam existir como lagartas, terra, entre outros. Para isso pode ser feita uma lavagem inicial folha a folha em água corrente. Depois disso é recomendado deixar as verduras de molho em solução.


Fonte: www.umadicapordia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário