Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO DA MELHOR IDADE

Aprender a aceitar inevitáveis mudanças em nosso corpo e em nossa mente é primordial para continuarmos uma vida saudável e principalmente feliz. O desejo de controlar o envelhecimento é um anseio legítimo e sem dúvida faz parte da busca pela felicidade. A decadência de nosso corpo pode nos trazer a infelicidade, sendo que a consciência de sua finitude pode gerar a depressão. A rejeição à terceira idade é um mecanismo de defesa natural do homem. A aceitação da terceira idade como uma realidade e a compreensão de que se pode ser plenamente feliz em qualquer idade é o caminho correto para se evitar a infelicidade. Velhice está deixando de ser sinônimo de doença.... A melhora na expectativa de vida é um fato. Hoje quem tem 50 anos espera chegar aos 100 anos e com boa saúde. A doença crônica não é uma conseqüência inevitável da idade, mas, o resultado de escolhas de estilos de vida. As maneiras de se alcançar a longevidade estão ao nosso alcance. O que surpreende é que os idosos estão vivendo com boa saúde, com importante diminuição de suas incapacidades. Hoje os grandes centros que estudam o envelhecimento estão mais preocupados com a qualidade de vida do idoso do que com aspectos de saúde.... Eis alguns pontos básicos:

A alimentação correta, as atividades físicas e o bom estado psicológico formam a base destas mudanças. O sal e a gordura animal são os grandes vilões da alimentação e devem ser evitados. A atividade física feita com regularidade produz inúmeros benefícios com destaque para as doenças cardiovasculares. A depressão, o stress, a ansiedade são muito prejudiciais para nossa saúde, repercutindo inclusive em nossa imunidade e devem ser combatidas. A utilização constante de nossa mente é fundamental, tão importante quando os exercícios físicos.

Nossa sociedade também está recebendo as modificações positivas que estão ocorrendo no 1o. mundo e porisso nosso idoso deverá também ser mais saudável, como o norte-americano, mas devemos lutar para combater os aspectos negativos do 3o. mundo, como a miséria, a desnutrição e doenças infecciosas. Medidas realistas devem nortear as mudanças de nossos sistemas de saúde e previdenciário. Este é um desafio que temos para enfrentar nos próximos anos.


Fonte: www.essencialsites.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário