Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programa Tarde Total: Momento Saúde


O “DOCE” sabor da compulsão.


Você já deve ter reparado: quanto mais açúcar come, mais tem fome. Aí, se come de novo para saciar a fome, lá vem ela, ainda mais voraz. A explicação para essa verdadeira ´´bola de neve´´ pode estar no próprio organismo. E açúcar, neste caso, não é só o pó resultante do refino da cana, mas todos os carboidratos simples, como pão, macarrão, arroz e farinha brancos, que no processo de digestão viram glicose.

Este fenômeno é mais predominante nas mulheres. Ainda não há comprovação científica que explique porque isso acontece, mas duas hipóteses já dão indicações das causas - O açúcar ingerido demanda uma descarga de insulina para que a glicose possa ser digerida. Mas, quando tudo o que a pessoa consome é açúcar, a absorção é muito rápida, o que faz com que os níveis de glicose caiam rapidamente.. Essa queda brusca causa fome, aí a pessoa come mais açúcar e o processo se repete.

- O excesso de doces e farinhas brancas na alimentação diminui a absorção de uma série de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, cromo, vitaminas do complexo B e C. Quando o corpo tem deficiência de algo, ele não vai ´falar´, mas dar o estímulo da fome.
Sem contar que as vitaminas e minerais são precursoras de hormônios como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelas sensações de bem-estar e saciedade. Irritado, o organismo via procurar a ´válvula de escape´ que costuma ser doces e chocolate, este último também é rico em vitamina comp.B e Magnésio.

Uma dieta rica em açúcar e carboidratos simples tem - isso sim comprovado - ´´um efeito devastador no organismo´´. Pode levar ao excesso de açúcar nos sangue (hiperglicemia), aumento do triglicérides e à obesidade. Outra consequência grave é a resistência à insulina, estado também conhecido por pré-diabetes.
Algumas dicas podem ser úteis para o combate à sua compulsão:

- Fazer diariamente 3 refeições principais e mais 2 pequenas refeições ao longo do dia.

- Comer carboidratos complexos (pão integral, granola, arroz integral), principalmente em refeições depois das quais sente maior desejo por doces.

- Comer porções de proteína animal e vegetal, e fibras - verduras, legumes e frutas.. Uma quantidade satisfatória pode aumentar a saciedade e diminuir a vontade de doces.
- Reduzir o consumo de doces, açúcar, cafeína e álcool.

- Estipular uma freqüência semanal para o consumo de doces. Consumir após refeições com bom conteúdo de proteínas e nunca com o estômago vazio, pois a queda na glicemia muito rápida provocará maior compulsão.

- Atividade física aumenta os níveis de fenilalanina, diminuindo a vontade por chocolates. - Suplementar alguns nutrientes, como cromo, biotina e glutamina em especial, diminuem o vício por doces. Além disso, estão indicadas as vitaminas do complexo B e vitamina C. A dieta apropriada associada a uma suplementação é a combinação ideal ao combate a essa compulsão alimentar. Existe também uma planta que auxilia a diminuir a compulsão por doces, é a Gymnema silvestre, ela diminui a sensibilidade das células responsáveis por sentir o sabor doce.

- Uma vez que a necessidade por doces possa ser apenas uma necessidade emocional ou psicológica, não eliminá-los totalmente da dieta enquanto não tiver um suporte social, emocional e, sobretudo, nutricional adequado.

Farmácia Ana Terra

A dose certa pra sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário