Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE


DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Conflitos familiares, histórico de abuso físico e emocional, como também dificuldade de expressar sentimentos e emoções, são aspectos interpessoais encontrados nestes casos.

Outro aspecto considerado é o social, já que a “magreza” e corpo prefeitos são cultuados, hoje a aparência física é muitas vezes mais importante do que o que realmente a pessoa é.

Ter uma alimentação adequada, fazer atividade física são práticas para se ter uma vida saudável. Mas os excessos podem ser sinal de doença.

Alguns tipos de distúrbios alimentares:

- Ortorexia : Para algumas pessoas o cardápio é o “centro” da vida. Não comem nada que não seja saudável, natural, puro. Passam tempo verificando rótulos, não aceitam que ninguém faça sua comida. É uma obcessão por alimentar-se bem, que passar afastar totalmente do convívio social.

- Anorexia: Mais comum em mulheres. A pessoa perde a noção da sua imagem corporal. Mesmo magra, muito magra, se acha gorda e deixa de comer. Estudos mostram que 20% das pessoas com este distúrbio chegam a morte. Hoje o padrão de beleza é de pessoas muito magras, um exemplo é a boneca Barbie, que diante dela qualquer mulher se sente gorda. Os principais sintomas são: recusa de alimentos, uso compulsivo da balança, indução ao vômito, uso de laxantes e diuréticos, exercício físico compulsivo, negação da sensação de fome, sede, cansaço e sono.

- Bulimia: A pessoa come compulsivamente, em excesso, mas tem culpa e medo de engordar. Para compensar tenta se livrar da comida provocando vômito, usando laxantes e diuréticos e até fazendo jejuns prolongados. Ela consegue perder algumas calorias com estes métodos, mas não muda muito o peso. O que pode fazer com que os familiares não percebam o distúrbio. Pode causar sérios problemas de estômago e desgaste dentário, já que o vômito tem suco gástrico junto com o alimento.

- Compulsão Alimentar: O sintoma principal é o consumo rápido de grande quantidade de alimento. A pessoa perde o controle diante da comida e come até se “empaturrar”. Esta pessoa usa a comida como forma de fugir de suas emoções, tenta preencher o” vazio interno”, aliviar o stress e depressão.

Todos estes distúrbios necessitam de tratamento médico, muitas vezes com medicamentos, e acompanhamento psicológico. Como as pessoas que têm estes distúrbios geralmente os esconde, é importante a família e ou pessoas quem convivem, observem atitudes diferentes como isolamento social, comer em excesso ou não comer, entre outros que já citamos, e procurem ajuda profissional.


Ana Cláudia C. Soares – Farm. Resp. Farmácia Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário