Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE


Inverno - Um vilão da Psoríase.

A proximidade do inverno coincide com o aumento dos sintomas da psoríase, uma doença de pele ainda cercada de grande tabu e que atinge entre 1% e 2% da população mundial. A baixa umidade do ar, o maior ressecamento da pele e a menor exposição ao sol são os principais fatores que agravam este problema crônico caracterizado, principalmente, por manchas avermelhadas na pele, com a presença de escamas esbranquiçadas.

Por isso, as pessoas com psoríase devem tomar um cuidado redobrado no inverno e usar ainda mais hidratantes. A boa hidratação da pele colabora para o controle dos sintomas, lembrando que os banhos quentes e mais demorados, um dos prazeres do inverno, acabam invariavelmente ressecando o corpo e piorando ainda mais o quadro de quem sofre da doença.

Causas

A psoríase é uma inflamação crônica, não contagiosa, estando associada a fatores genéticos, ambientais (estresse, infecções e medicamentos) e imunológicos (alterações do sistema de defesa). Também pode acometer as articulações, por vezes deixando deformidades.

Apesar de não ter cura, os tratamentos são diversos, conforme o nível e o tipo de psoríase. Para quem apresenta um estágio inicial, os médicos receitam pomadas específicas que hidratam a pele. Já quem tem um quadro mais avançado recorre a sessões de fototerapia e banhos regulares de sol. Uma das piores situações é a artrite psoriática, quando são receitados remédios biológicos extremente caros.

Tipos

A psoríase é uma doença inflamatória e crônica da pele, e pode se manifestar:

Em placas – É a mais comum. Atinge 90% dos pacientes e se apresenta como lesões avermelhadas e descamativas, principalmente, nos joelhos, nos cotovelos e no couro cabeludo.

Invertida – Lesões que atingem as dobras da pele, como a região das axilas, a submamária e a da virilha, nas quais as escamas são mínimas ou ausentes.

Ungueal – Caracterizada por depressões, espessamento e/ou manchas amareladas nas unhas das mãos e pés.

Artrite Psoriática – Apresenta inflamações nas cartilagens e articulações, causando dor e dificuldade de movimento.

Eritrodérmica – Lesões generalizadas, que atingem mais de 90% do corpo.



Confira algumas recomendações :

- Antes de tudo, procure um médico especialista para um diagnóstico correto.

- Para evitar ressecamentos, hidrate a pele com hidratantes apropriados, se necessário peça orientação para farmacêutico.

- Controle a ansiedade e emoções fortes. Se necessário, procure um profissional para auxiliar.

- Se as lesões aumentarem, mantenha a rotina e não fuja do contato com outras pessoas. A psoríase não é contagiosa.

- Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

- Tenha contato com o sol, nos horários mais moderados – até 10hs da manhã e após 15hs.


Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp.Farmácia Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário