Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE

Verdades e mentiras sobre produtos “light”


A mudança nos hábitos de consumo e, sobretudo, os nossos hábitos alimentares, fez com que cada vez mais, alimentos ou produtos lights fossem conquistando um espaço maior nas prateleiras de nossa despensa e em supermercados. Em alguns casos consumimos este tipo de alimentos para ajudar com a dieta, mas muitos outros são para mudar os hábitos alimentares, um esforço para manter a linha e controlar o nosso peso. O problema é que muitas vezes não sabemos realmente as verdades e mentiras sobre os produtos “light”.

Marketing, nível de consumo, hábitos diários e muitas outras razões podem influenciar na compra de um produto light. Compramos porque vemos “baixas calorias” ou “light”, mas se olharmos com atenção pode haver pouca diferença na quantidade de calorias entre o alimento normal e o light, em alguns casos é o mesmo produto com embalagem diferente. E ainda por cima, eles são mais caros.

Para um produto a ser rotulado como a light, ele deve contribuir com pelo menos 30% de calorias que seu alimento de referência natural, o que é conseguido com uma redução de açúcares ou gorduras, principalmente. A opinião de muitos especialistas é que esses alimentos só deve ser utilizados por pessoas com problemas de saúde ou algum tipo de transtorno que exige controle de peso. As pessoas saudáveis ​devem comer alimentos naturais.

Um mito que deve ser banido é o de o light é bom para o emagrecimento. É uma mentira sobre os produtos light. A maionese light diluída não só fornece menos calorias que o normal, mas ela é proibida em qualquer dieta de baixa caloria para redução de peso. O que realmente funciona é queimar mais calorias do que consumimos, comer menos e melhor e realizar mais exercícios.

Além disso, o uso indiscriminado desses produtos pode levar-nos a reprimir nossa dieta habitual de outros alimentos que são essenciais para o nosso corpo como carboidratos, algumas gorduras que são benéficas para a nossa saúde ou proteínas, o que representa uma perda de vitaminas e energia de que precisamos todos os dias.

É verdade sobre os produtos light que para alguns pacientes, diabéticos, por exemplo, esses alimentos são necessários, porque eles exigem da pessoa seguir ao longo da vida uma dieta controlada, mas sempre envolvê-los de forma complementar. Não se esqueça que a base de uma boa dieta é sempre um equilíbrio entre legumes, frutas, peixe, carne, ovos, laticínios e carboidratos. E sempre alimentos frescos.

Nossa recomendação: não abuse dos produtos light, somente se você precisar consumir uma dieta controlada. Porque eles não são “mágica” devem ser combinados com produtos frescos, principalmente frutas e legumes. E, mais importante, olhe para os rótulos, compare as calorias, não só em 100 gr. mas por unidade, e considere o valor em dinheiro, porque nunca é demais fazer uma economia.
 
Fonte: www.saudedicas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário