Powered By Blogger

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE

Os danos do calor excessivo ao corpo humano

Durante a exposição ao calor ambiental excessivo, o organismo também produz mais calor, embora estabeleça mecanismos de regulação para reduzir a sua temperatura. Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas, como desidratação, erupção (vesículas roxas na área afetada da pele), câimbras (espasmos e dor nos músculos do abdômen e das extremidades) e alterações neurológicas. A fraqueza muscular, entretanto, poderá persistir por vários meses, dependendo da gravidade da lesão, ou seja, quanto maior ela for, maior a possibilidade de seqüelas permanentes.

Em casos de exaustão física decorrente da exposição prolongada ao calor excessivo, o primeiro cuidado a ser tomado é o resfriamento rápido do corpo, com a remoção do indivíduo do ambiente quente para que possa repousar em um local arejado e fresco.

A seguir, algumas providências que devem ser tomadas imediatamente após a manifestação da exaustão física:

- Colocar compressas de água fria no rosto e nos pulsos (evitar compressas com álcool);

- Expor o indivíduo à ventilação contínua; aplicar banhos de imersão em água fria, de preferência gelada;

- Colocar bolsas de gelo nas axilas e virilhas;

- Fazer hidratação via oral, com soro caseiro (em um copo de água filtrada ou fervida, colocar duas colheres de chá de açúcar e uma pitada de sal. Misturar bem);

- Oferecer-lhe alimentação leve; levá-lo ao médico na ocorrência de vômitos, tonturas, desmaios ou convulsões. Essa atitude é de vital importância para a sobrevivência do indivíduo.

A mortalidade da síncope pelo calor pode atingir até 50% das pessoas que se expõem ao calor excessivo e geralmente está associada à idade avançada, crianças e indivíduos com insuficiência orgânica grave.

Alguns cuidados básicos deverão ser tomados na exposição prolongada ao calor:

- Beber líquidos que contenham sais, com o intuito de repor a quantidade perdida durante a transpiração;

- Usar roupas de cor clara e tecidos leves que permitam que a transpiração seja evaporada e não fique retida no tecido;

-Evitar o uso de bebidas alcoólicas em excesso, assim como de alimentos de difícil digestão, que aumentam a função metabólica, levando o indivíduo a sentir-se mais sonolento e desatento;

- Realizar as atividades físicas de qualquer modalidade nos períodos de menor incidência solar e, conseqüentemente, de menor temperatura ambiente. Essas atividades deverão ser obrigatoriamente moderadas para as pessoas que não estejam condicionadas fisicamente;

Banhar-se sempre (no mar ou na piscina) para diminuição da temperatura corporal, não esquecendo de molhar a cabeça. Como vivemos em um país tropical é importante nos protegermos do calor intenso e aos poucos condicionar nosso corpo às atividades físicas, como forma de prevenir possíveis danos físicos e funcionais.

Calor exige mais cuidados com as crianças

As crianças com o aumento da temperatura exigem mais cuidados dos pais. As ocorrências de diarréias, vômitos, desidratação e doenças respiratórias, por causa do calor já representam um aumento nos casos atendidos pelos Centros de Saúde.

Nesta época do ano as crianças precisam estar muito bem hidratadas. Mesmo as mais saudáveis, a indicação “é fazer uso de muito líquido, água e sucos principalmente, sucos naturais de frutas da época”, ressaltou o especialista em pneumologia, Dr. Leonardo Vieira Fernandes.

A água também é motivo de preocupação e deve sempre ser filtrada. Na falta de um filtro, a água deve ser fervida e acondicionada em local apropriado para evitar qualquer contaminação.

As frutas frescas e da época devem ser consumidas. Nas feiras e nos mercados podem-se encontrar frutas da estação que estão sendo vendidas por preços mais baratos. A sugestão é fazer muito uso do mamão, laranja e maçã.

Os cuidados com a alimentação são fundamentais e a recomendação é fazer uso de refeições bem leves. Para os bebês, a sugestão é uma sopinha de legumes. Já as outras crianças, o cardápio carne de frango magra, legumes e verduras é o ideal. É bom evitar as comidas pesadas e gordurosas, pratos combinados com farinha de mandioca, que não colaboram para uma boa digestão.

Cuidados que se deve ter com o calor


Entre eles, estão: hidratação permanente, sem esperar a sede para beber água; evitar lugares onde haja exposição direta ao sol, excesso de sal na alimentação e atividades físicas intensas entre 10h e 16h.

Se a pessoa sentir sintomas como tonteira, dor de cabeça, palidez ou vermelhidão da pele, suor em excesso, calafrios ou pulso fraco, pode estar sofrendo acidente térmico.

“Quando uma pessoa sente um destes sintomas é momento de repousar, beber muita água e evitar exageros caso os sintomas não cessem, deve ser levada imediatamente a um serviço médico”. Cansaço, estresse, alimentação errada e excesso de trabalho facilitam a baixa imunidade, tornando a pessoa mais suscetível a esses sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário