Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Defesa Civil de Paraíso promove ações preventivas para o período chuvoso

A chegada da primavera e as altas temperaturas trazem consigo o início do período de chuvas, que vai de setembro até abril. As águas, bem-vindas por marcar o fim da estiagem, podem, no entanto, causar sérios problemas para aqueles que vivem em áreas de risco. Para reduzir as chances da população ser surpreendida por enxurradas e deslizamentos, o Departamento de Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso traçou um esquema especial para essa temporada.
Conforme explica o coordenador da Defesa Civil, José Francisco de Oliveira, o órgão municipal mapeou os bairros onde tais incidentes ocorrem com maior frequência. Jardim das Acácias, São Sebastião, Vila São Pedro, João XXIII e Verona estão entre os que mais enfrentam problemas de inundação. Ainda de acordo com Zé Ico, poucos casos de deslizamento costumam ser registrados no Itamaraty e no João XXIII, próximo ao córrego do Matadouro. Atentos às previsões sobre o clima, agentes vão até os locais para alertar a população.
Outra medida tomada pela Defesa Civil paraisense diz respeito à limpeza dos bueiros. Todos os anos, durante os meses de setembro e outubro, o departamento encaminha ofícios para a Secretaria Municipal de Obras para que os responsáveis pela captação das águas pluviais sejam desobstruídos.
Um dos pontos mais críticos nesse sentido está localizado na rua deputado Campos do Amaral, onde existe uma galeria que recebe as águas que vem do centro da cidade e de parte da Vila Mariana. Lá, o acúmulo de lixo costuma causar danos para os moradores vizinhos. O coordenador pede para que a população tome ciência da gravidade do problema e não deixe seu lixo doméstico nas ruas fora do período de coleta. “Esses resíduos costumam entupir as galerias, causando os alagamentos”, explica.
Entretanto, o trabalho do departamento não se limita em prevenir as pessoas de possíveis enxurradas e deslizamentos. Ele também trabalha na assistência àqueles que sofreram algum dano com as catástrofes. No início de 2012, após uma tempestade ter arrancado árvores e destelhados inúmeras casas, o órgão ligado à prefeitura doou telhas e lonas para a população mais carente.
A Defesa Civil de Paraíso atende pelo telefone 199. O órgão informa que a previsão de chuva para os próximos dias é pequena, mas pede para que a população fique alerta a qualquer eventual mudança no clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário