Powered By Blogger

terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE

MELATONINA – Hormônio do Sono

A melatonina é produzida pela hipófise [glândula localizada na parte inferior do cérebro] para, principalmente, restaurar células nervosas enquanto dormimos. É um hormônio fundamental para manutenção de atenção, memória, raciocínio, humor e criatividade. Ele ainda melhora a qualidade do sono. Mas, infelizmente algumas situações podem alterar a produção melatonina, fazendo com que sono não seja revigorante.

Situações que diminuem a produção de Melatonina:

- Trabalhar durante o dia em uma sala mal iluminada. Quem é exposto à luz baixa durante a maior parte do dia fabrica menos melatonina à noite. As luzes brancas fluorescentes são as ideais.

- Ver televisão, usar computador na cama prejudica a qualidade do sono. Para dormir bem, é essencial manter as luzes apagadas e o silêncio. Uma leitura tranquila ajuda, com iluminação adequada.

- Não ter uma rotina de vida definida. Fazer as refeições nos mesmos horários, exercitar-se também nos mesmos horários. Isso auxilia seu organismo a produzir melatonina na mesma hora.

- Medicamentos anti-inflamatórios, como ácido acetil salicílico e ibuprofeno, agem em determinada região do cérebro, atrapalhando a produção de melatonia. Para noite, melhor opção é um analgésico, como paracetamol, e deixar o antiinflamatório para o dia, quando necessário.


A produção de melatonina depende ainda do triptofano. Este aminoácido está em alimentos como chocolate, batata, em frutas vermelhas como cereja, morango e framboesa, e em amêndoas, nozes e linhaça.

Bebidas alcoólicas podem interferir na produção de melanina e atrapalhar o sono, mas existem estudos dizem que a cerveja, em pequenas quantidades, melhora os níveis de melatonia. O excesso faz mal.

A melatonina além de melhorar o sono também é um antioxidante potente, mais eficaz que e as vitaminas E e C na prevenção de danos nas células.

Algumas mudanças de hábitos auxiliam na produção adequada de melatonina, também a suplementação com aminoácidos do tipo do triptofano também otimiza, mas requer acompanhamento médico.


Farmácia Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário