Powered By Blogger

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE

CORRIMENTO VAGINAL OU VAGINITES

Os corrimentos vaginais são apontados como um dos problemas mais frequentes entre as mulheres. Fatores múltiplos predispõem essa alteração, principalmente o uso de roupas apertadas e tecidos sintéticos.

A recomendação unânime é usar roupas que não comprimam a região genital. As calças não precisam ser abolidas, mas os tecidos devem ser leves, mais apropriados para a temperatura de cada região.

Na calcinha, uma secreção atípica. A mulher sente coceira intensa, que pode ser acompanhada de irritação na área genital e dor durante o sexo. A candidíase, também conhecida como monilha, é um dos problemas mais comuns que poderia, na maior parte dos casos, ser evitado com a adoção de medidas simples.

Há outras causas que podem predispor a mulher ao problema, como gestação, ingestão exagerada de condimentos, diabetes e até uso de pílulas anticoncepcionais, que alteram os níveis de acidez da vagina. Mas são as roupas justas, de tecidos sintéticos, apontadas como principais vilãs. A vagina é úmida e tem uma flora bacteriana ácida para proteger o órgão da contaminação por micróbios da pele ou na relação sexual.

Calças jeans ou roupas muito apertadas de tecidos como lycra impedem a ventilação dessa área, levando à fermentação do muco natural, situação que favorece a instalação de fungos e bactérias. Daí surgem os corrimentos. E no clima quente não podemos utilizar o mesmo vestuário de climas mais frios. A mulher pode seguir a moda, fazendo adaptações'

Além da umidade e da secreção natural, a vagina pode apresentar esperma depositado. Cerca de dois terços do sêmen ejaculado pode ficar coagulado na mulher por até mais de 24 horas depois da relação sexual. Um mecanismo da natureza para facilitar a gravidez.

A região genital é semelhante a das axilas. Com um agravante: Além do líquido do suor, também tem urina, que, por melhor que seja a higiene, sempre fica um pouco. Há uma secreção normal e também restos de fezes do ânus. Quando se usa roupas inadequadas, faz uma mistura de culturas, que faz mal para a saúde'.

Por mais atraente que possa parecer uma lingerie de lycra, a melhor opção para a saúde e bem-estar feminino são as calcinhas de algodão. Elas devem ser lavadas sempre com sabão de coco ou neutro. O uso de amaciantes e água sanitária é contra indicado. Esses produtos ficam na fibra do tecido e podem levar ao desenvolvimento de vaginites químicas.

Os corrimentos aparentemente simples podem se agravar, levando a inflamações no útero, trompas e ovários. Em alguns casos pode comprometer a fertilidade e até levar a intervenções cirúrgicas. A principal orientação é, ao sentir corrimento diferente do normal, procurar imediatamente um médico.

Prurido Vulvar

Existem diversas outras causas de corrimento e de prurido vulvar sem corrimento:

a) Um dos mais comuns é o corrimento por excesso dos Bacilos de Doderlein, o qual dá os mesmos sintomas da cândida, mas o tratamento é diferente.. Esses bacilos são importantes, pois produzem ácido lático, o que mantém a pH da vagina ácido para evitar a proliferação de outras bactérias causadoras de doenças.
b) Vaginite atrófica - por carência dos hormônios femininos da menopausa e por alteraçãoes hormonais da gravidez.
c) Vaginite irritativa, provocada por atrito da camisinnha, prod.químicos do gel lubrificante, uso constante de absorvente externo e interno.
e) Vulvovaginite alérgica provocada por calcinhas de lycra, nylon e outros tecidos sintéticos, roupas apertadas, jeans, meias calça, produtos químicos contidos no corante das roupas etc.

Vulvites – inflamações da parte externa dos genitais (chamada vulva) causados por:
- papel higiênico colorido ou perfumado;
- sabonetes perfumados ou cremosos;
- shampoos e condicionadores de cabelo;
- sabão em pó e amaciantes de roupas;
- detergentes;
- desodorantes íntimos;
- uso do chuveirinho como ducha vaginal.

Prurido vulvar é a coceira intensa na vulva.

Lembrar de que corrimento não é a lubrificação normal da vaginal durante o ato sexual. Isto é absolutamente normal.

É muito importante que a própria mulher tente descobrir qual a causa de seu corrimento, experimentando tirar os fatores irritantes um a um.

A automedicação, sem orientação, é uma das principais causas de corrimentos crônicos.



Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp. Farmácia Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário